O barbosismo, o PT e o pós-julgamento
A prisão de lideranças petistas, cercada de ilegalidade e
manipulação, não marca apenas um divisor no partido. Ela coincide com
uma transição de ciclo econômico
por: Saul Leblon
O conservadorismo brasileiro construiu uma narrativa e a cercou de um cão de guarda.
Era forçoso que tivesse a pegada agressiva das mandíbulas que travam e
não soltam para dar conta das cores extremadas do enredo.
O intento foi bem sucedido mas o epílogo, inconcluso, está longe de entregar tudo o que prometeu.
Joaquim Barbosa foi o homem certo, no lugar certo, na hora certa quando
se tratou de tanger a AP 470 na direção das manchetes que a conceberam.
O que se concebeu, a partir de um crime eleitoral de caixa 2 , foi
consumar aquilo que as urnas sonegavam: aleijar moralmente o campo
progressista brasileiro; sepultar algumas de suas principais lideranças.
Na verdade, o intercurso entre campanha política e financiamento
privado já havia punido o êxito progressista nos seus próprios termos.
Subtraindo-lhe práticas, projetos e um horizonte ideológico, de cuja
regeneração depende agora o seu futuro e a capacidade de liderar o passo
seguinte do desenvolvimento brasileiro.
A prisão de lideranças petistas, cercada da ilegalidade e da manipulação sabidas, não marca apenas um divisor no partido.
Ela coincide com uma transição de ciclo econômico mundial que impõe um novo repertório de escolhas estratégicas ao país e ao PT.
Os limites assimilados na chegada ao poder talvez não sejam mais suficientes para se manter à frente dele nessa travessia.
Em postagem em seu blog, antes da prisão, o ex-ministro José Dirceu
resumiu o paradoxo ao criticar aqueles que hoje –a exemplo do que se
fez até 2008-- endossam a panaceia ortodoxa do choque de juros e de
cortes orçamentários.
“Para fazer isso não precisam de nós’, advertiu o ex-chefe da Casa Civil de Lula.
Quem –e o quê-- ditará a agenda brasileira no pós-julgamento da AP 470
não é uma inquietação exclusiva do lado que ficou no banco dos réus.
A emissão conservadora sabe que saturou um capítulo da disputa com a prisão algo decepcionante dos alvos mais graúdos.
Parte do conservadorismo, porém, fica com água na boca.
E sonha alto quando vê Joaquim Barbosa ladrar como se a teoria do
domínio do fato, agora, significasse um dote imanente para atropelar
réus, juízes e cardiopatas com a mesma truculência biliosa exibida
durante o julgamento.
Delirantes enxergam um Carlos Lacerda negro nos palanques de 2014.
Finalmente, o elo perdido, a ponte capaz de suprir o vazio de carisma à
direita e de injetar paixão ao discurso antipetista: o barbosismo.
O engano conservador pode custar mais caro ao país do que custaria ao PT ter o algoz como rival.
Joaquim Barbosa tem de Lacerda apenas uma rudimentar mimetização de incontinência colérica.
Tribuno privilegiado, o original catalisou a oposição a Vargas. Ainda
assim, o talento não foi suficiente para evitar os desdobramentos que se
seguiram ao suicídio de 1954.
Os desdobramentos foram de tal ordem que adiaram por uma década o golpe esmagado por Getúlio com um único tiro.
É verdade que Lacerda , a exemplo de Barbosa hoje, foi também uma construção midiática.
Ancorado nessa alicerce, construiu um carisma que insuflou a classe
média contra a corrupção, os sindicatos, os inimigos do capital
estrangeiro e o desgoverno populista.
Contra Vargas, sua voz ecoava simultaneamente na Rádio Globo, dos
Marinhos e na Mayrink Veiga; a presença inflamada do udenista sacudia
também a audiência da TV Tupi, de Assis Chateaubriant, a TV Rio e a
TV Record, da família Machado de Carvalho.
Dispunha ainda do jornal Tribuna da Imprensa, criado em 1949, com o dinheiro do anti-getulismo local e estrangeiro.
A voz de Lacerda era o que hoje é o Jornal Nacional, da Globo: a narrativa da direita endereçada a todo o Brasil.
Por trás da retórica vulcânica, todavia, existia um substrato de
aparente pertinência que sustentava o belicismo das suas inserções.
Ao confronto internacional marcado pela consolidação comunista na China e
a construção do Muro de Berlim, superpunha-se a emergência da Revolução
cubana.
Seja pela maior proximidade, seja pelos laços culturais, as
transformações em Cuba granjeariam enorme receptividade na luta
latino-americana contra o subdesenvolvimento e o apetite leonino do
capital estrangeiro.
Hoje, ao contrário, a exacerbação conservadora só se sustenta pela
instabilidade que o colapso do seu próprio ideário –ainda sem resposta à
altura-- acarreta urbi et orbi.
E esse é o ponto fundamental da disputa no pós-AP 470.
Colérico-dependente, Joaquim Barbosa está muito distante das
credenciais para se apresentar como a personificação do salvador da
pátria, diante dos desafios que se avizinham.
O maneirismo é a única relação que existe entre o barbosismo e o lacerdismo.
Ou o janismo.
Maneirismo é a simulação afetada do original.
Quanto mais se esmera em exacerbar as referências do que não é, maior o artificialismo que exala.
Mas isso só ficará definitivamente claro se o foco do debate for
deslocado a partir de agora para o que é principal – e o que é principal
requer do campo progressista algo mais do que a busca inercial do voto
em 2014.
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