sábado, 15 de março de 2014

A arte do SUS na Atenção Básica e Saúde da Família e O SUS feito por indígenas do XINGU e para o Xingu


março 15th, 2014 by mariafro
Respond

Se tem uma política de Estado onde a transversalidade é uma realidade é o Sistema Único de Saúde: saúde e saberes tradicionais das plantas medicinais, saúde e terapias orientais, saúde e educação, saúde e gênero, saúde e geração, saúde e inclusão social, saúde e arte….

Estar saudável é estar equilibrado, fortalecido pra enfrentar os desafios cotidianos, estar saudável física e mentalmente. Nada melhor que cuidar do espírito que a arte.

Grupo Curumins
E nos corredores da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família nos deparamos com uma imensa variedade de sons, ritmos, cores, nos cantos, danças, na música, no teatro, no grafismo, no cinema e até mesmo no início de apresentação dos trabalhos da Mostra.
Abaixo um pouco mais de pílulas da riqueza desta Mostra:

Chorinho
Esclarecendo a importância de se fazer o exame preventivo do câncer de mama:
Quem é você, de onde veio, o que veio fazer?
Dinâmica de apresentação dos participantes de uma das tendas da IV Mostra


Samba Caipira

Grafite

Juntos somos fortes, juntos tornamos o SUS forte!

Maracatu

Tambor de Criola

RAP


Dança de Salão

Flor de Pequi


Estrutura de concreto que prende a tenda Paulo Freire

A Yawalapiti, Ana Terra, é agente de saúde no Parque do Xingu.
Ela participou da IV Mostra Nacional de Experiências de Atenção Básica e Saúde da Família e aponta diferenças no modo de olhar, aprender e se apropriar dos saberes terapêuticos dos povos indígenas e das sociedade ocidental.
Aproveitei para aprender um pouco mais sobre a pintura corporal dos Yawalapiti :)






Leia mais

4 comentários:

Mamuska Fomm disse...

Sensacional! Parabéns pelo trabalho e pelo artigo. É o que digo sempre: O Bem precisa ser divulgado. Estou levando este link para meu blog, para que outras pessoas venham até aqui ler esta maravilha.

Saraiva 13 disse...

Eunice,
Obrigado pelo comentário e mandei um e-mail para você.
Abraços,
Saraiva

Anônimo disse...

O Lift Gold funciona também trabalha em cima de todas as deformidades apresentadas pelo rosto resolvendo fechando poros e estabilizando a oleosidade natural da pele.

Isso ocorre porque o Lift Gold funciona é composto por ingredientes como o colágeno em que suas propriedades trata como que a pele fique mais levantada, suavizando linhas de expressões, desta forma apresentando uma pele mais jovem instantaneamente após a aplicação.

Anônimo disse...

O Lift Gold Funciona
também trabalha em cima de todas as deformidades apresentadas pelo rosto resolvendo fechando poros e estabilizando a oleosidade natural da pele.

Isso ocorre porque o Lift Gold Funciona
é composto por ingredientes como o colágeno em que suas propriedades trata como que a pele fique mais levantada, suavizando linhas de expressões, desta forma apresentando uma pele mais jovem instantaneamente após a aplicação.