terça-feira, 4 de março de 2014

FHC quer ser o guru de todos os golpes

04/03/2014
FHC_Venezuela01
Miguel do Rosário, via Tijolaço
“Chegou a hora de corrigir o rumo. Que a crise
venezuelana nos desperte da letargia.”

A frase não foi dita por nenhum golpista de Caracas, após sacar uns dólares no guichê do consulado norte-americano. Quem a pronunciou, em artigo publicado em alguns jornais do país, foi Fernando Henrique Cardoso, nosso ex-presidente.
Em seu estilo altamente engordurado, FHC não faz outra coisa senão dizer que o Brasil deveria se aproximar mais dos EUA e assumir posições antibolivarianas, sobretudo na Venezuela.
É uma posição ideologicamente ultraconservadora. E burra economicamente, porque a Venezuela tem sido, nos últimos anos, nosso melhor parceiro comercial, o que paga mais caro pelos produtos brasileiros. Não porque os venezuelanos gostem de pagar caro, mas é que os importadores do país preferem comprar no Brasil aqueles produtos que outrora só se comprava na Europa e EUA.
Diz FHC:
O Brasil, timidamente, se encolhe enquanto o partido da presidente apoia o governo venezuelano, sem qualquer ressalva às mortes, aprisionamento de oposicionistas e cortinas de fumaça que querem fazer crer que o perigo vem de fora e não das péssimas condições em que vive o povo venezuelano.
Ora, FHC poderia muito bem se distanciar do golpismo doentio da máfia midiática do continente. Poderia falar dos problemas atuais, fazer críticas políticas à Maduro, mas deveria, se fosse honesto, admitir que o chavismo zerou o analfabetismo na Venezuela e melhorou profundamente a vida das camadas mais pobres do país. Não, ele prefere chancelar a mentira.
O seu artigo é uma prova de que a volta do PSDB ao poder constituiria um elemento de perigosa instabilidade para o continente, porque insuflaria confiança ao golpismo de oposição em todos os países latino-americanos.
FHC manda um recado até para Honduras, sempre apoiando o golpe: “[o Brasil] interfere contra o sentimento popular em Honduras [...]”
Os governos Lula/Dilma têm sido, até então, um dos principais anteparos contra os golpes de Estado, antes tão comuns, em nosso continente. E mesmo assim, eles aconteceram: em Honduras e Paraguai, por exemplo, vimos a estreia de um novo tipo de golpe, disfarçado de legalidade.
Em Honduras, a suprema corte, presidida por algum Joaquim Barbosa, aliada aos barões da mídia, não apenas destituiu sumariamente o presidente, sem direito à defesa, como mandou o exército prendê-lo em sua casa, de madrugada, e ainda o expulsou do país. Para FHC, no entanto, isso foi fruto do “sentimento popular”, mesmo que a maioria das manifestações populares nas ruas fossem em favor de Manuel Zelaya.
E agora FHC apoia o golpe contra a Venezuela.
A qualidade dos tucanos é que eles são previsíveis. Onde houver golpe patrocinado pelos EUA, eles darão suporte.
Mais uma vez, as eleições presidenciais no Brasil definirão não apenas a nossa soberania, mas de todo o continente. Uma vitória do partido de FHC seria automaticamente entendida como autorização para todo o tipo de atentado contra governos eleitos democraticamente. Supremas cortes, mídia, consulados norte-americanos, partidos de direita, todos os núcleos golpistas, corruptos e corruptores se sentiriam estimulados a tomar o poder sem passar pelo crivo do povo.
***
Leia também:
Analista alemã confirma: EUA manipulam “protestos” em todo mundo
Estudantes nas ruas apoiam a direita na Venezuela
Pedro Barros: “Mídia traz uma Venezuela caricata, completamente deslocada da realidade.”
Por que a Globo é contra o governo venezuelano
Quem está por trás dos protesto na Venezuela?
Passo a passo: O plano da Usaid para acabar com o governo de Hugo Chavez
A 3ª Guerra Mundial acontece na mídia e nas redes sociais
Os jovens, o Brasil e a Ucrânia
A Venezuela e a força das redes sociais
Uma aula de Venezuela e uma dura na Globo, em plena Globo
Quem são os jovens venezuelanos?
Breno Altman: Hora de dizer a verdade para Clóvis Rossi
Como se constrói a encenação de “protestos” antigoverno na Venezuela
Venezuela: A guerra da (des)informação
EUA comandam protestos contra Nicolas Maduro
Venezuela e Brasil não podem retroceder
O coxinha Leopoldo Lopez, pau-mandado do EUA, quer dar golpe na Venezuela
O que querem os EUA numa Venezuela em transe?
Atos na Venezuela são manipulados com fotos falsas
Venezuela: Povo marcha pela paz; opositores pela violência
50 verdades sobre Hugo Chavez
50 verdades sobre Henrique Capriles

Nenhum comentário: