Do Brasil 247 - 11 de Abril de 2013 às 14:07
Em vez de pendurar uma melancia no
pescoço, a apresentadora Ana Maria Braga colocou um colar de tomates e
disse estar usando uma "joia"; capa desta quinta-feira do jornal O Globo
reforça o pedido por juros maiores; no entanto, sinais da economia são
contraditórios, o que dificulta a ação do Banco Central e de seu
presidente, Alexandre Tombini; vendas no varejo caíram 0,4%
247 - A próxima reunião do Comitê de
Política Monetária será decisiva. Nos dias 16 e 17 de abril, os
diretores do Banco Central avaliam se a taxa básica de juros, a Selic,
deve subir para frear a economia e conter a inflação, que ultrapassou
momentaneamente o teto da meta, fixado em 6,5%.
A pressão para que os juros subam, como se sabe, é intensa
e tem motivações não apenas econômicas, mas também políticas. Uma
economia em ritmo ainda mais lento poderia retirar da presidente Dilma
Rousseff seu maior trunfo eleitoral, que é o desemprego ainda muito
baixo e nos menores níveis da história recente.
Do time que trabalha pela alta dos juros, há banqueiros,
economistas, colunistas de jornais e, agora, uma apresentadora de
televisão. É Ana Maria Braga, que, na Globo, apresenta o programa de
variedades "Mais você". Ontem, ao vivo, ela decidir aparecer não com uma
melancia no pescoço, mas com um colar de tomates. Disse estar usando
"uma joia".
Foi assim, com a sutileza de um elefante, que a Globo
decidiu reforçar a campanha pela alta dos juros num programa voltado a
donas de casa.
No entanto, a decisão de abril do Copom será das mais
difíceis. Embora a inflação tenha superado o teto da meta, a própria
colunista Miriam Leitão, também do Globo, reconhece que é um fenômeno
apenas momentâneo. Os preços de alimentos começam a cair e as vendas no
varejo, um bom termômetro da atividade econômica, recuaram em fevereiro.
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Leia, abaixo, notícia da Reuters sobre a retração do varejo, que acaba de ser divulgada:
Vendas no varejo brasileiro caem 0,4% em fevereiro--IBGE
quinta-feira, 11 de abril de 2013 09:04 BRT
RIO DE JANEIRO, 11 Abr
(Reuters) - As vendas no varejo brasileiro tiveram queda de 0,4 por
cento em fevereiro ante janeiro e, sobre um ano antes, caíram 0,2 por
cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
nesta quinta-feira.
Analistas ouvidos pela Reuters previam que as vendas
subiriam 1,2 por cento em fevereiro ante janeiro, segundo a mediana das
projeções de 21 economias. As contas variaram de zero a 2,80 por cento
de alta.
Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a expectativa era
de alta de 3,65 por cento de acordo pela mediana de 20 projeções, com
as projeções ficando entre 1,30 e 6,50 por cento.
(Por Rodrigo Viga Gaier; Edição de Patrícia Duarte)
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PITACO DO ContrapontoPIG
É o fim da picada.
Ana Maria Braga está seguindo ordens e garantindo o emprego. Só pode!
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Um comentário:
"Enquanto existir cavalo São Jorge não anda a pé"...
Agora temos a "economista" Ana M. Braga a fazer graça com o que não entende!!! Com os tomates no pescoço só faltou mesmo cromar as orelhas! Tudo vale pela audiência e pela alta da taxa de juros... Mais uma "contribuição" da da rede bobo para a Nação.
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