terça-feira, 29 de julho de 2014

DILMA ROUSSEFF ENQUADRA OS PESSIMISTAS E BOATEIROS DA MÍDIA - SABATINA DA FOLHA


Kennedy Alencar (SBT) O mercado financeiro tem uma torcida grande contra a Senhora, a gente viu o banco Santanter, os empresários... O crescimento é menor, os juros são altos e a inflação está alta. Como a Sra avalia essa crítica? 

Dilma - Não sei de quem é essa crítica, eu não vi. Eu vou responder em geral. Eu acho que economia é expectativa . Característica de vários segmentos é especular. Sempre que especularam não se deram bem, aí a conjectura passa e eles se dão mal. Na eleição 2002 quem especulou contra Lula se deu mal.

Um país não deve aceitar uma interferência de qualquer instituição financeira de qualquer nível.
Sobre o Santander, eu acho inadmissível. Eu não sei o que farei, eu não vou especular. Eu sou presidenta da república, eu tenho de ter uma atitude mais prudente.
O pedido de desculpas do banco foi bastante protocolar.
Eu conheço bastante bem o CEO do banco, eu pretendo inclusive conversar pessoalmente com ele.
Eu acho que há no Brasil um jogo de pessimismo inadmissível. Vamos discutir a Copa. No dia que começou a Copa, vocês botaram no Jornal “A Copa está resolvida nos gramados e não está bem fora do campo”. Houve gente que disse que seria a Copa do Caos, que o Brasil estava aquém, que deveríamos ter vergonha, etc... até epidemia de Dengue falaram. Isso é grave. 

Ricardo Balthazar (Folha) Não é a melhor comparação, presidente, os números em relação a economia são ruins 

Dilma - O ano passado falaram a mesma coisa da economia, falaram que haveria apagão. Há um pessimismo com a economia do mesmo jeito que havia contra a Copa. A economia vive de expectativa.
Receitaram o racionamento pra mim, todos os meses do ano, com consequência de queda de 2 pontos do PIB, e nada disso ocorreu, pelo contrário. Podemos passar pelo pior período de Seca da história, sem falar em racionamento, porque nós fizemos 24 mil MW de energia nova. O setor elétrico é hidrotérmico por que eu não posso fazer reservatório nos rios da Amazônia. 

Nenhum comentário: