sábado, 26 de julho de 2014

Tá explicado: Lucro do Santander caiu 15% no 1o. trimestre. Do Bradesco subiu 18%. Santander é campeão de queixas.

Está explicado porque o Santander anda acendendo vela para o Aécio ganhar as eleições e fazer do Planalto a república dos banqueiros, como era na época do FHC.

Parece que o banco espanhol enfrenta dificuldades para manter sua lucratividade nos últimos tempos. Também anda liderando o ranking de reclamações.


http://glo.bo/1hr19pv  e  http://glo.bo/1hO6EPl
http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,santander-lidera-ranking-de-reclamacoes-do-bc-pelo-setimo-mes,164796e
Enquanto o Bradesco vai bem e teve um lucro 18% maior no primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013, o Santander viu seu lucro encolher 14,9%. O lucro anual do Santander em 2013 já havia caído em relação a 2012.

Parece que, entre os bancos privados, o Bradesco se adaptou melhor ao mercado brasileiro com a ascensão da nova classe média, com a clientela de novos empreendedores que está sabendo aproveitar as oportunidades para ganhar dinheiro no Brasil, e sabendo se adaptar aos spreads de juros mais baixos devido à concorrência dos bancos públicos.

Já outros bancos privados parecem acomodados ao saudosismo de mamar nas generosas tetas do Banco Central da era FHC, quando Armínio Fraga chegou a elevar a taxa Selic chegou a 49%. E parece que estão ficando com a clientela pessimista que empaca seus negócios, não sabendo aproveitar as oportunidades que se abrem em tempos de mudança de cenários econômicos e de um novo quadro de melhor distribuição de renda no Brasil.

http://br.reuters.com/article/idBRSPE93O00I20130425
Mesmo com lucro em decadência, o Santander ainda teve lucro significativo no primeiro semestre. Além de ser campeão de reclamações, esta é outra desvantagem para o cidadão brasileiro manter conta no banco espanhol, porque os lucros são remetidos para a Espanha. Melhor ter conta e aplicar nos bancos brasileiros. Os lucros ficando no Brasil inclusive melhora a conta corrente de dólares que o Santander critica em sua carta especulativa.

Quem for contra mudar a conta e aplicações para um banco público, como o Banco do Brasil, a CEF ou o BNB, pelo menos mude a conta para um banco privado nacional, como o Bradesco. Parece mais sólido, mais bem administrado e não tem sabotado a economia especulando com pessimismo forjado e com eleições.


Leia também:
- Uma pergunta ao Santander: O banco periga quebrar se Dilma se reeleger?
0 Comentário

Também do Blog Os Amigos do Presidente Lula.

Nenhum comentário: