sábado, 23 de agosto de 2014

Avaliação do governo Dilma melhora com horário eleitoral


Renato Rovai, Blog do Rovai 

"A primeira consequência direta dos dois primeiros programas políticos  para presidente da República no horário eleitoral é que a avaliação do governo Dilma teria melhorado o índice de ótimo e bom em diferentes trackings entre 4 e 6%.

Na última pequisa Datafolha, Dilma avançou de 32% para 38% neste segmento. E entrou no que os especialistas consideram a zona cinza da reeleição. Com menos de 35% de ótimo e bom, estudos indicam que o candidato não consegue se reeleger. Com mais de 45%. a reeleição é praticamente certa.

Se Dilma de fato melhorou o sentimento de ótimo e bom entre 4% e 6%, sua avaliação positiva poderia estar entre 42% e 44%. Esse índice já a aproximaria muito de uma condição que praticamente garante a reeleição.

Dilma tem que se preocupar muito mais com isso do que com o crescimento da candidatura de Marina. Candidatos a reeleição disputam muito mais com eles mesmos do que contra o adversário. Precisam convencer as pessoas que fizeram um bom governo e que merecem continuar.

Evidente que a capacidade de articulação e o histórico dos adversários contam muito. Mas eles não são os principais elementos do jogo. A vitória ou a derrota numa reeleição tem muito mais a ver com o julgamento que a população faz do governo em turno.

O marketing de Dilma sabe disso. E por isso está fazendo um programa focado no balanço da gestão. Mostrando o que a presidenta fez. E o que ainda tem por terminar."

Nenhum comentário: