sexta-feira, 18 de julho de 2014

Folha “dá bandeira” na cobertura final da cúpula dos BRICS - " Não explica direito nem uma coisa nem outra. E desinforma os leitores

Leitores do blog, dos jornalões, telespectadores, ouvintes de rádio: que cobertura esquisita é esta da Folha de S.Paulo hoje, do último dia da Cúpula dos BRICS em Brasília, cúpula iniciada em Fortaleza na 2ª feira pp.? As fotos da Folha, tanto a da 1ª página, do presidente da Rússia, Vladimir Putin, junto com a presidenta Dilma, a presidenta Cristina Kirchner e outros, quanto a foto na página interna são ruins, as piores possíveis.

OK, jornalisticamente se sabe que a mídia não gosta nem usa fotos posadas e quanto mais escangalhado tiver o fotografado, melhor para ela. Concordamos, vá lá. Mas é que no caso da Folha a edição das fotos parece reforçar a linha editorial que o jornal escolheu para noticiar o encontro dos BRICS. Enquanto os outros jornalões e veículos da mídia impressa e eletrônica vão numa linha de reconhecimento do avanço do bloco em termos de protagonismo no cenário político e econômico internacional, a Folha não dá a mínima para este lado.

Ela foca sua cobertura na ampliação das sanções que o presidente dos Estados Unidos adotaram em relação à Rússia, por causa do imbróglio deste país com a Ucrânia. Ensaia querer dizer que Obama acusou o golpe do BRICS avançar em importância – como disse o presidente Putin, fazer frente à hegemonia de Washington - e quis dar uma resposta em cima do fato e quando os presidentes do grupo estavam ainda no Brasil.

Não explica direito nem uma coisa nem outra. E desinforma os leitores

Mas, termina não explicando direito nem uma coisa nem outra: nem fica claro no material de hoje que o bloco BRICS cresceu de importância a partir desta 6ª Cúpula, nem que Obama adotou as sanções já em represália ao fato, e apressado para atingir os presidentes dos países do bloco ainda no Brasil. O que conseguiu a Folha? Fazer uma cobertura que, além de pobre, desinforma seus leitores.

E o pior nisso tudo? As legendas das fotos e as reportagens da Folha não explicam o que os presidentes dos 11 países sul-americanos presentes a Cúpula estavam fazendo – nem nas fotos, nem na viagem ao Brasil. Vieram participar de um ato de integração BRICS – UNASUL, União das Nações da América do Sul.

Ainda por cima, tem uma entrevista de quase uma página, com o presidente da Comissão Europeia, o ex-primeiro-ministro de Portugal José Manuel Durão Barroso em que ele destaca a questão russa com a Ucrânia e não as relações da Comissão e da Europa com o Brasil. Encampando no caso as posições dos EUA.

É muita bandeira da Folha!
Postado há por
 

Nenhum comentário: