Essa questão levantada pelo promotor desmente as declarações de Aécio Neves (PSDB) de que o caso estaria encerrado por suposta regularidade burocrática na desapropriação das terras do tio, onde foi construído o aeroporto.
Esse trecho foi ao ar (corretamente) no telejornal de menor audiência da Rede Globo, o "Bom Dia Brasil", na edição da manhã do dia 22 de julho. Note que a entrevista havia sido gravada no dia anterior (21).
Mas no Jornal Nacional (JN) da noite anterior, de maior audiência, escondeu a entrevista gravada com o promotor. Colocou apenas o repórter em frente ao prédio do Ministério Público, narrando o seguinte trecho que suaviza para o lado de Aécio Neves: "Com base na reportagem, o Ministério Público de Minas decidiu abrir uma apuração sobre a construção do aeroporto de Cláudio. O promotor Eduardo Nepomuceno de Souza afirma que vai investigar o fundamento administrativo para a desapropriação e o real interesse público para a construção".
O JN simplesmente deu sumiço à informação sobre já existir o aeroporto de Divinópolis que atende a cidade de Cláudio, escondendo do telespectador o motivo real pelo qual Aécio está sendo questionado: Ele construiu o aeroporto a 6 km de sua fazenda com dinheiro público para atender seu interesse privado?
O JN gastou um tempão lendo nota oficial de quem não quis dar entrevistas em vez de levar ao ar quem deu entrevista. E gastou o resto do tempo mostrando uma fala ensaiada (e mesmo assim saiu gaguejante) do senador tucano para se defender em frente as câmeras, focando só na suposta regularidade burocrática da desapropriação da terra do tio, sem citar o aeroporto de Divinópolis e sem citar que Aécio tem fazenda em Cláudio, onde passeia e considera o seu "palácio de Versalhes". Por isso existe também o interesse privado sendo resolvido com dinheiro público.
Depois disso, o JN não voltou mais ao assunto, apesar de Aécio ter dado outra declaração à imprensa durante a tarde, se recusando a responder se usou ou não o aeroporto de Cláudio, para não se incriminar.
A TV Globo deu um vexame para blindar o tucano comparável ao jornalismo bolinha de papel nas eleições de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário