sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Lançamento do site Brasil da Mudança: discurso de Lula



No lançamento do site O Brasil da Mudança, projeto do Instituto Lula encabeçado pelo ex-ministro Franklin Martins, o ex-presidente Lula falou da importância de ter um lugar que condensa as informações sobre os feitos desse governo popular nos últimos 12 anos para que a sociedade tenha instrumentos para fazer a disputa com a imprensa que, segundo ele, “Muitas vezes, não comunica. E, quando comunica, faz o inverso da verdade”.

Lula citou o “Manchetômetro”, resultado de uma pesquisa encabeçada por estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que mostra que o Jornal Nacional, principal noticiário do país, concedeu 1 hora e 22 minutos do seu tempo a notícias desfavoráveis a Dilma em 2014 contra apenas 3 minutos de notícias favoráveis. Em contrapartida, o candidato de oposição ao governo, teve 7 minutos e 42 segundos de noticiário positivo e 5 minutos de negativo. “Eu pensei que (a imprensa) tinha mudado, pensei que eu era o entrave, hoje eu vejo que eles me tratavam bem em face do que fazem com a nossa presidenta”, declarou.

Lula disse que colocar os mais pobres sob os olhares atentos do governo é o grande desafio de qualquer governante: “Se um general, diplomata ou ministro ficar um mês sem receber salário, não acontece nada. Se uma criança ficar 3 dias sem um copo de leite ou uma sopinha, ela pode morrer de fome. Os governos precisam compreender que colocar os pobres no orçamento é uma das tarefas mais revolucionárias que alguém pode fazer no governo”.

Para ele, O Brasil da Mudança é importante porque quando as pessoas ficam sabendo dos resultados das políticas sociais implementadas nos últimos anos, elas podem pensar no futuro “se alguém quiser falar de futuro, que fale. Porque o futuro começou no governo da presidenta Dilma e nesses 12 anos de governo democrático e popular”, finalizou.


Nenhum comentário: