quinta-feira, 11 de setembro de 2014

DE NOVO OU DE VELHO? Jornal Nacional manipula pesquisas


Do Blog do Altamiro Borges
Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:
O Jornal Nacional, da TV Globo, divulgou nesta quarta-feira nova pesquisa do Datafolha sobre de intenção de voto para presidente da República. .

O Datafolha mostra Marina Silva numa trajetória de queda, ainda que leve, no primeiro turno.

No levantamento realizado em 28 e 29 de agosto, Marina tinha 34 pontos. Manteve os 34 na pesquisa feita entre 1 e 3 de setembro. E, agora, caiu para 33.

Já Dilma está numa tendência de subida, ainda que modesta, no primeiro turno. Tinha 34 pontos, subiu para 35 e agora ascendeu para 36.

No segundo turno, de acordo com o Datafolha, Marina caiu de 50 pontos para 48 e agora desceu para 47.

Já Dilma subiu de 40 para 41 e agora está com 43.

Tanto no primeiro quanto segundo turno Marina e Dilma estão tecnicamente empatadas.


Curiosamente, o JN, em nenhum momento da matéria (durou 4m46s), diz que Dilma subiu e Marina caiu. Imaginem o estardalhaço se fosse o inverso.

De cara, o JN anunciou o empate entre as candidatas.

O JN utilizou o “subiu” apenas em relação à situação anterior de Marina:

Marina Silva, do PSB, tinha 21%. O índice subiu para 34%, se manteve 34%. Agora, Marina está com 33%. Com a margem de erro, tem de 31% a 35%.

Já o “caiu” o JN utilizou apenas para o Aécio:

Aécio Neves, do PSDB, tinha 20%. Depois, o índice caiu para 15%. Passou para 14%.

Parece piada. Mas não é. É a manipulação de sempre do jornalismo global.

Confiram abaixo a transcrição da matéria que foi ao ar na noite desta quarta-feira.

***** 

Dilma tem 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%, mostra Datafolha


Instituto divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto sobre a corrida presidencial, encomendada pela TV Globo e pelo Jornal Folha de S. Paulo.

O Datafolha divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto sobre a corrida presidencial, encomendada pela TV Globo e pelo Jornal Folha de S. Paulo. Como ocorreu na última rodada do Datafolha, divulgada há uma semana, o levantamento de agora revela um empate técnico entre Marina Silva, do PSB, e Dilma Roussseff, do PT, no primeiro turno.

Mas a diferença numérica entre as duas passou de um para três pontos percentuais e Dilma manteve a liderança. Aécio Neves, do PSDB, oscilou positivamente um ponto.

Já na simulação de segundo turno do Datafolha, a vantagem de sete pontos que Marina tinha sobre Dilma deu lugar, agora, a uma diferença de quatro pontos – o que é um empate técnico, no limite da margem de erro.

O nível de confiança é de 95%. Isso significa que se forem realizados cem levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista, que é de dois pontos para mais ou para menos. Vamos, então, aos números.

Dilma Rousseff, do PT, tinha 36% na pesquisa divulgada no dia 18 de agosto. Onze dias depois, ela apareceu com 34%. Na quarta-feira da semana passada, com 35%. Agora, Dilma está com 36%. Com a margem de erro, tem de 34% a 38%.

Marina Silva, do PSB, tinha 21%. O índice subiu para 34%, se manteve 34%. Agora, Marina está com 33%. Com a margem de erro, tem de 31% a 35%.

Marina e Dilma estão, portanto, tecnicamente empatadas, dentro da margem de erro.

Aécio Neves, do PSDB, tinha 20%. Depois, o índice caiu para 15%. Passou para 14%. Agora, Aécio aparece com, 15%. Com a margem de erro, tem de 13% a 17%.

Votos brancos e nulos somavam 8%. Depois, 7%. Depois, 6%. E agora, somam 6% de novo.

Os que não souberam ou não responderam eram 9%. Depois, 7%. E 7% novamente. Agora, 7% mais uma vez.

Pastor Everaldo, do PSC, Eduardo Jorge, do PV, e Luciana Genro, do PSOL, tiveram 1%, cada.

Zé Maria, do PSTU, Levy Fidelix, do PRTB, Mauro Iasi, do PCB, Rui Costa Pimenta, do PCO e Eymael, do PSDC, não atingiram 1%.

Datafolha faz três simulações de segundo turno

O Datafolha fez, mais uma vez, três simulações de segundo turno. Numa delas, como nós dissemos, a vantagem de Marina Silva, do PSB, sobre Dilma Rousseff, do PT, deu lugar, agora, a um empate técnico, no limite da margem de erro. Vamos aos resultados.

Considerando um segundo turno entre Marina Silva e Dilma Rousseff, Marina tinha 47%. Depois, 50%. Passou para 48%. E agora, está com 47%. Com a margem de erro, tem de 45% a 49%.

Dilma aparecia com 43%. Depois, 40%. Passou para 41%. E agora, está com 43%. Com a margem de erro, tem de 41% a 45%.

Dilma e Marina estão, portanto, empatadas tecnicamente, no limite da margem de erro.

Votos brancos e nulos somavam 6%. Depois, 7%. Depois, 6%. E agora, 6% de novo. Os que não souberam ou não responderam eram 4%. Depois, 3%. Depois, 5%. E agora, são 4%.

Numa possível disputa entre Marina Silva e Aécio Neves, Marina tinha 56% na pesquisa da semana passada – a primeira do Datafolha a incluir esse cenário. Agora, está com 54%. Com a margem de erro, tem de 52% a 56%.

Aécio tinha 28%. Agora, está com 30%. Com a margem de erro, tem de 28% a 32%.

Votos brancos e nulos, somavam 10%. Agora, somam 10% novamente. Os que não souberam ou não responderam eram 6%. Agora, são 5%.

Numa possível disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, Dilma tinha 47%. Depois, 48%. Passou para 49%. Agora, está com 49% novamente. Com margem de erro, tem de 47% a 51%.

Aécio aparecia com 39%. Depois, 40%. Passou para 38%. Agora, está com 38% de novo. Com margem de erro, tem de 36% a 40%.

Votos brancos e nulos somavam 9%. 9%, de novo. Depois, 10%. E agora, 9%. Os que não souberam ou não responderam eram 5%. Depois, 4%. 4% de novo. E agora, são 4%, mais uma vez.
 

Nenhum comentário: