quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dúvida no Globope...

Dúvida no Globope...


Qual a razão da imagem principal da pesquisa Ibope em seu site apresentar os números abaixo, que são bem diferentes dos divulgados?
Confira no próprio Ibope: http://goo.gl/KrSAvN
 
Ou se preferir, leiam abaixo:
Share
TEXTO:
Pesquisa

Dilma permanece na liderança no primeiro turno e empatada tecnicamente com Marina no segundo

16/09/2014

​ Pesquisa IBOPE Inteligência/TV Globo e Estadão sobre as eleições presidenciais, realizada entre 13 e 15 de setembro, diminui em 2 pontos percentuais (p.p.) a vantagem de Dilma (PT) sobre Marina Silva (PSB): a candidata à reeleição tem 36% das intenções de voto, enquanto Marina tem agora 30% das menções. Aécio Neves (PSDB), que antes tinha 15%, cresce e apresenta agora 19% das intenções de voto. Pastor Everaldo (PSC) é citado por 1% do eleitorado, enquanto as menções aos demais candidatos (Eymael, do PSDC; Levy Fidelix, do PRTB; Luciana Genro, do PSOL; Mauro Iasi, do PCB; Rui Costa Pimenta, do PCO; Zé Maria, do PSTU e Eduardo Jorge, do PV) somam 1%. Eleitores com intenção de votar branco ou nulo são 7%, enquanto 6% estão indecisos.
Considerando que Dilma possui 36% das intenções de voto, ante 51% da soma das menções aos demais candidatos, as eleições hoje iriam para um segundo turno entre a atual presidente e a candidata do PSB.

Destaques por segmentos
Dilma tem seu melhor desempenho entre eleitores menos escolarizados (até 4ª série: 51%), enquanto Marina é favorita entre os evangélicos (41% das intenções de voto), e Aécio tem mais eleitores entre os mais ricos (renda familiar superior a 5 salários: 28%).

Intenção de voto espontânea
Espontaneamente, ou seja, quando não é apresentado o disco com os nomes dos candidatos à Presidência da República, 31% dos eleitores mencionam Dilma (4 p.p. a menos que na semana anterior), enquanto Marina é citada por 24% (oscilação positiva de 1 p.p.). Já as intenções de voto em Aécio Neves vão de 12% para 15% nesta pesquisa. Brancos e nulos somam 10%; já os indecisos são hoje 18%. 

Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre Dilma e Aécio, a atual presidente sairia vitoriosa, apesar da diminuição da vantagem sobre o senador mineiro: tem hoje 44% das intenções de voto (queda de 4 p.p. em relação à pesquisa CNI/IBOPE), contra 37% das menções ao peessedebista (crescimento de 4 p.p.).
Já na disputa simulada entre Marina e Dilma, permanece o empate técnico entre as duas candidatas: a peessebista tem 43% (mesmo percentual que na pesquisa anterior), enquanto a candidata à reeleição tem 40% das intenções de voto (oscilação negativa de 2 p.p.).
Se o segundo turno fosse hoje com Marina e Aécio concorrendo, a candidata venceria com 48% das menções (3 p.p. a menos que na semana passada), contra 30% das intenções de voto em seu concorrente (crescimento de 3 p.p.).

Expectativa de vitória
Eleitores que acreditam na reeleição de Dilma, independentemente de suas intenções de voto, vão de 47% na última pesquisa realizada para TV Globo/ Estadão para 51% nesta pesquisa. Já a proporção de entrevistados que apostam na vitória de Marina Silva permanece praticamente a mesma: 27% (eram 28%). Creem na vitória de Aécio Neves 9% do eleitorado do país.

Rejeição de voto
Dilma se mantém com o maior índice de rejeição entre os candidatos à presidência: 32% (oscilação positiva de 1 p.p. em relação à última pesquisa para TV Globo e o Estado de S. Paulo). Aécio tem 19% das menções, enquanto Marina é citada por 14% como candidata em quem os eleitores brasileiros não votariam de jeito nenhum (2 p.p. a mais em relação ao levantamento anterior). Eleitores que declaram espontaneamente a possibilidade de votar em qualquer um dos candidatos somam 10%. Nesta pergunta, o eleitor poderia citar mais de um candidato.

Avaliação do governo da presidente Dilma
A proporção de entrevistados que avalia como ótima ou boa a administração da presidente Dilma é hoje de 37%. Já aqueles que a consideram regular somam 33%, enquanto eleitores que avaliam o atual governo como ruim ou péssimo são 28%. Os percentuais permanecem praticamente os mesmos observados na pesquisa CNI/ IBOPE Inteligência da semana anterior.
Os eleitores continuam divididos entre aprovação (48%) e desaprovação (46%) da maneira com que Dilma vem governando o Brasil.
Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados.

Rodada atual                         Histórico de Rodadas

 
 


Nenhum comentário: