quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ibope: ótimo para Dilma, bom para Aécio e péssimo para Marina


Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

"Às 19 horas e 25 minutos (16/9) este vosso humilde servo antecipou pelo Twitter e pelo Facebook o que ocorreria na pesquisa Ibope sobre a sucessão presidencial que seria divulgada pelo Jornal Nacional uma hora depois.


Apesar da informação privilegiada, eu já intuía.

Seja como for, não vamos complicar muito a história repisando, aqui, gráficos e números que estão aí em todos os grandes portais para todo mundo ver.

O fato é um só: Dilma se mantém no segundo turno (40%), com queda dentro da boa e velha margem de erro do “Globope” (2%). Marina e a sua margem de erro – ou, como alguns preferem, de “acerto” – ficou estagnada (43%)
No primeiro turno, Aécio e sua margem de erro crescem quatro pontos (19%), Marina e a margem de erro dela perdem 1 ponto (30%) e Dilma e a sua margem de erro caem 3 pontos (36%).

O que vale a esta altura, porém, é o que acontece com a principal adversária de Dilma, ao menos no momento. Para ela, não está nada bom. A vitimização e a capa da Veja não a ajudaram. Muito pelo contrário. E não só parou, já está caindo.

Para Aécio, boa notícia. Ele e sua margem de erro cresceram até bem. E de verdade. Não está mais morto, mas está longe de estar saudável.

Para Dilma, melhor impossível. Há cerca de dez dias, estava até 10 pontos atrás de Marina; hoje, ela, Marina e a margem de erro de ambas estão tecnicamente empatadas. Dilma está se solidificando.

Quanto à margem de erro, não vou nem dizer mais nada. Todos sabemos do que é feita.

Os eleitores de Dilma e Aécio podem comemorar, mas recomendo aos de Marina que fiquem bem preocupados. A coisa começa a ficar feia para o lado dela."

Nenhum comentário: