Últimos lances
por Tereza Cruvinel
Por ora, o escândalo da Petrobrás não abalou Dilma nem alavancou Aécio.
1. Segundo a pesquisa CNT-MDA, Dilma Rousseff ampliou sua vantagem no
primeiro turno e empatou com Marina Silva no segundo, na semana em que
os adversários esperavam que ela fosse atingida pela delação (ainda não)
premiada que a revista Veja atribui ao ex-diretor da Petrobrás Paulo
Roberto Costa. O instituto MDA foi a campo nos dias 5, 6 e 7 de
Setembro, exatamente no final de semana em que a revista circulou com a
foto de Costa e suas acusaçóes na capa. Embora Dilma não tenha sido
diretamente envolvida, a lista dos supostos beneficiários de propinas
pagas por fornecedores da estatal tem potencial para desgastar a
presidente que manteve o diretor no cargo por dois anos. Mas no
primeiro momento isso não acontece, e sera mais difícil que aconteça com
o passar dos dias e o suceder dos fatos de campanha.
2. O PSDB, que ao contrário do PSB de Marina Silva não teve ninguém
citado por Costa, segundo Veja, viu no escândalo a grande oportunidade
de realavancar a candidatura de Aécio Neves, abalroada por Marina Silva
para o terceiro lugar. Ele bateu pesado e o tempo todo, desde
sexta-feira passada, ao contrário de Marina, que ficou na saia justa,
entre atacar Dilma e o governo e defender Eduardo Campos, citado pelo
delator. Segundo a pesquisa CNT-MDA, isso não aconteceu agora. Mais
difícil será que ocorra com o passar dos dias. A não ser que Costa
compareça a uma das CPIs do Congresso e gire a metralhadora, atingindo
governistas que, pela relação com Dilma, poderiam atingi-la.
3. Na campanha de Dilma, atribui-se a recuperação aos ajustes na linha
de campanha. Primeiro, ela partiu para o confronto com Marina Silva,
evitando desqualificá-la pessoalmente mas descascando com suas propostas
de governo. Especialmente com a pouca ênfase ao pré-sal e o compromisso
com a independência do Banco Central. Depois, a pedido de Lula e da
cúpula do PT, os programas de Dilma no rádio e na TV tornaram-se mais
politizados e menos técnicos. E agora, ganharam uma linha mais popular,
com personagens do povo falando das realizações do governo e um desfile
de sotaques de todas as regiões do pais.
4. Agora, aguardemos as duas novas pesquisas que estão no forno, do
IBOPE e do Datafolha, para conferir estas tendências apontadas por MDA.
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