domingo, 23 de setembro de 2012

Foi FHC que disse muitas vezes: não leve a sério o que digo

Quando presidente FHC questionado sobre suas incongruências entre sua prática neoliberal e sua produção com algum verniz marxista disse: ‘esqueçam o que escrevi.
Há onze anos, em 20o1, ele reafirma isso de modo contundente:  ”Quem sabe [na área de Ciências humanas, a área de FHC] a gente possa criar até certa idade, mas depois dos 70 não tem jeito.”
FHC fará 81 anos, faz 11 anos, portanto, que ele não cria nada, a não ser confusão e vergonha alheia todas as vezes que abre a boca pra mostrar sua inveja doentia do Lula.
Por isso eu nem me dou ao trabalho de acompanhar as besteiras que ele diz quando a Folha corre atrás dele, eu costumo respeitar os mais velhos, especialmente quando eles já não podem ser considerados seres autônomos e necessitam dos cuidados de outrem. Eu respeito o Estatuto do Idoso.
Para FHC, professor é ‘coitado’ que não conseguiu ser pesquisador
da Folha Online, em Brasília
da Folha de S.Paulo, em Brasília
27/11/2001 – 19h39
O presidente Fernando Henrique Cardoso cometeu hoje uma gafe com os professores durante a cerimônia de entrega do prêmio nacional do Finep de inovação tecnológica.
Ao relatar sua experiência como professor no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (EUA), FHC afirmou que os pesquisadores e bolsistas da universidade que não conseguiam produzir viravam professores.
“Se a pessoa não consegue produzir, coitado, vai ser professor. Então fica a angústia: se ele vai ter um nome na praça ou se ele vai dar aula a vida inteira e repetir o que os outros fazem”, afirmou o presidente.
Ao encerrar discurso na cerimônia de entrega do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, FHC afirmou: “Lá (o instituto de Princeton) é um lugar de pessoas selecionadas nos Estados Unidos, de jovens PhD, os mais brilhantes _eu não era, porque eu já era professor, eu não sou brilhante, mas estava lá”.
Depois de afirmar que os que não conseguem produzir vão dar aula, FHC continuou: “Aí me ensinaram uma coisa que me deixou muito atormentado a vida toda: eles [do instituto] pegam os mais jovens, porque, para poder ter capacidade de inovação, para ter criatividade, pelo menos em física teórica e matemática, tem de ser muito jovem”.
Segundo o presidente, os mais velhos sabem muito, “e quem sabe muito não cria, fica com medo de criar, porque ‘fulano fez isso, beltrano fez aquilo, se eu disser isso vão dizer que é ridículo’”.
Para FHC, 70, o que o salva é que pertence à área de ciências humanas. “Quem sabe [nessa área] a gente possa criar até certa idade, mas depois dos 70 não tem jeito.”

Do Maria Frô.

Nenhum comentário: