sexta-feira, 1 de março de 2013

Lula em Fortaleza no seminário '10 anos de governo' - Vídeo do discurso na íntegra

Lula em Fortaleza no seminário 10 anos de... por Amigospl

 Para quem não viu a transmissão ao vivo, a íntegra do discurso do presidente Lula:



Lula em Fortaleza no seminário 10 anos de... por Amigospl


O presidente Lula foi o último a falar no seminário “O decênio que mudou o Brasil” em Fortaleza, e defendeu que não há debate que não possa ser enfrentado pelo atual governo. Ele ressaltou que o Programa Luz para Todos já atingiu 14 milhões de pessoas. “Colocar luz na casa de uma pessoa é transferi-la do século 18 para o século 21 em 1 segundo”, ressalta.

Lula defendeu a importância do Estado nesse processo de inclusão foi fundamental. “Eles [as empresas privadas] são muito eficientes quando o cliente pode pagar, mas quando o cliente é pobre quem tem que atender é o ineficiente Estado que eles quiseram destruir”. O ex-presidente fez questão de mostrar que essa melhoria da vida das pessoas resultou também em uma dinamização da economia, citando o grande aumento no consumo de eletrodomésticos por essas famílias.

Antes de Lula, falaram os presidentes do PT e dos partidos aliados. O presidente do PSB Ceará e governador do Estado, Cid Gomes, começou seu discurso se referindo ao presidente Lula como o maior e melhor presidente que esse país já teve, e disse que em seus 14 anos como prefeito e governador, sempre teve o PT como aliado. Em seguida falou a presidenta do PT do Ceará, Luizianne Lins.

O encontro seguiu com uma apresentação do cordelista Crispiniano Neto, que apresentou o cordel ”10 anos de governo com o povo no poder”, feito especialmente para a ocasião.

A ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello apresentou quatro pontos que considera os principais responsáveis pelo sucesso do governo no combate à pobreza. O primeiro deles foi a geração de empregos: 19 milhões de empregos formais foram criados nesses dez anos. Depois, ela citou o aumento permanente e sistemático do salário mínimo, que teve 72% de aumento real no período. O fortalecimento da agricultura familiar, com a compra de alimentos pelo governo e acesso ao crédito foi o terceiro ponto. Por fim, a ministra ressaltou a importância crucial dos programas de transferência de renda, que tiraram 36 milhões de pessoas miséria só com o Bolsa Família. (Com informações do Instituto Lula)

Nenhum comentário: