terça-feira, 12 de março de 2013

Não leia na Folha de São Paulo

Política

Dilma inaugura Canal do Sertão e anuncia obras até 4º trecho Presidenta também revelou que governo federal pavimentará rodovia e construirá viaduto em Maceió
 
Thiago Gomes
A presidenta Dilma Rousseff (PT) inaugurou, na manhã desta terça-feira (12), os primeiros 65 km do Canal do Sertão, em solenidade concorrida e cheia de autoridades celebrada em trecho do distrito Alto dos Coelhos, entre os municípios de Água Branca e Delmiro Gouveia. Rousseff descerrou a placa em que representava a visita oficial da presidência para inaugurar os primeiros trechos do canal e anunciou que, além de fazer o terceiro trecho do canal, fará o quarto, que alcançará 122 km com água correndo pelo Sertão.

Segundo a presidenta, o dinheiro está garantido por meio dos recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Ela revelou que obras complementares serão feitas e anunciou, também, a pavimentação de 49 km da BR-316, que corta Alagoas, e a construção do viaduto localizado entre a BR-104 e BR-316, em Maceió.

Dilma quebrou o protocolo e cumprimentou primeiro os trabalhadores que estiveram na obra e ressaltou a mulher, pela passagem do Dia Internacional, na semana passada. Evidenciou a ajuda sistemática dos senadores alagoanos no encaminhamento de projetos do governo no Congresso Nacional

Ela veio de Brasília em voo que desembarcou por volta das 10h40, no Aeroporto de Paulo Afonso, cidade baiana que faz divisa com Alagoas. Quinze minutos após o helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na área localizada entre Água Branca e Delmiro Gouveia. A aeronave levou a presidenta e a comitiva de autoridades políticas que a acompanhavam, entre elas o ministro da Integração Nacional e o senador Fernando Collor de Mello, convidado pela presidente para integrar o grupo.

Assim que pisou em solo sertanejo, a presidenta fez uma visita a unidades demonstrativas de psicultura e de irrigação, que são ideias a serem usadas pelos pequenos agricultores que vivem às margens do Canal do Sertão. Dilma conversou com pescadores e produtores rurais que estavam presentes especificamente para apresentar alguns dos benefícios com a chegada da água na região.

A comitiva ainda conferiu as obras do canal, no local em que foi montada a estrutura do evento. Dilma cumprimentou os sertanejos e se dirigiu ao palco, onde foi bastante aplaudida pela multidão presente à solenidade.



Prefeita exalta ‘amigos’ da terra e diz que Sertão não é o mesmo

A prefeita de Água Branca, Albanir Sandes Gomes (PMDB), fez um discurso emocionado e de agradecimento por ter o município sido beneficiado pelas obras do Canal do Sertão. “È com enorme alegria e satisfação que recebemos a presidente Dilma em nossa terra. Esse dia ficará marcado em nossas vidas. É a certeza de que o Sertão não será mais o mesmo a partir de agora. As dificuldades continuam sendo inúmeras do povo sertanejo, mas quero agradecer a grandiosa obra que vai matar a sede e a fome dos nossos habitantes. Ressaltar também os senadores Fernando Collor e Renan Calheiros. Eles desenvolveram grandes projetos e são os verdadeiros amigos dessa cidade. Faço menção também ao programa Bolsa Família, que transfere renda e mudou a vida de muita gente”, evidenciou. A prefeita não fez menção ao governo do Estado.



Fernando Bezerra exalta

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, destacou, em sua fala, a presença do ensino superior federal no Sertão de Alagoas. Disse que observou, do helicóptero, o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), todos em Delmiro Gouveia e revela que repercutiu a surpresa com os senadores Collor e Renan.

“No meio da seca mais severa que o Nordeste já enfrentou, eu vejo a determinação de um governo, que iniciou com Lula o maior programa de interiorização das universidades federais do país. Foi ele, Lula, também, quem resgatou a obra do Canal do Sertão, que estava parada há dez anos. É água para o povo, para os animais, mais irrigação para os pequenos agricultores e a grande novidade: a presidenta Dilma destinou R$ 20 milhões para levar água aos assentamentos do Incra, em parceria com a Codevasf”, discursou Bezerra. Segundo o ministro, o Nordeste não seria problema para a nação, mas a solução.

Governador é vaiado durante solenidade

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) também discursou e foi vaiado por alguns manifestantes presentes à solenidade. Muitos fizeram também um apitaço. Entre outros pontos de sua falação, ele exaltou o empenho do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma Rousseff, a quem classificou de grande amiga de Alagoas. Na opinião do governador, foram os dois os responsáveis por deslanchar as obras do Canal do Sertão. Ele ainda elogiou o empenho do ministro Fernando Bezerra para trabalhos de infraestrutura no estado.

Nenhum comentário: