sexta-feira, 8 de março de 2013

ONU Mulheres terá evento com ex-Presidente Lula, lançamento de aplicativo para smartphones e da música exclusiva ‘One Woman’


ONU Mulheres 
Evento com o ex-presidente Lula, lançamento de um aplicativo para smartphones e da música exclusiva “One Woman” fazem parte das celebrações da ONU Mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.
Brasília, 08 de março de 2013 – A ONU Mulheres preparou uma série de eventos para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na tarde de hoje, acontece o lançamento de um aplicativo para smartphones que dá acesso à Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Rio de Janeiro.
Em todo o mundo, foi lançada a música “One Woman”, uma celebração musical de mulheres que conta com a participação de 25 artistas de 20 países distintos, com a cantora Bebel Gilberto representando o Brasil. E na segunda-feira, dia 11 de março, haverá a cerimônia de adesão do ex-Presidente Lula à Rede de Homens Líderes pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em São Paulo. Confira abaixo os detalhes.

ONU Mulheres lança aplicativo para smartphones

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ONU Mulheres, UNICEF e ONU-Habitat, com apoio da Embaixada Britânica, vão lançar um aplicativo gratuito para celular e computador que reúne informações sobre o atendimento a mulheres e meninas vítimas de violência na cidade do Rio de Janeiro. A ferramenta foi desenvolvida para facilitar o acesso às informações e aos serviços de apoio existentes na Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
O objetivo é auxiliar a sociedade a conhecer cada um dos órgãos de assistência da rede, os locais de atendimento, as responsabilidades, como e em que momento acessá-los, como deve ser feito o encaminhamento de vítimas e o acompanhamento de cada caso nas áreas da Saúde, Segurança, Justiça e apoio psicológico. A ferramenta é parte da iniciativa “Safe and Friendly Cities for All”, desenvolvida em mais de 20 cidades em todo o mundo, incluindo o Rio de Janeiro.
Presenças já confirmadas:
- Paula Walsh, cônsul britânica
- Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro
- Daniela Pinto, ONU Mulheres
- Rayne Ferretti Moraes, ONU-Habitat
- Angela Fontes, Subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres

“One Woman”: Uma música lançada pela ONU Mulheres no Dia Internacional da Mulher

“One Woman: Uma canção para a ONU Mulheres” foi lançada hoje, Dia Internacional da Mulher. O vídeo da música, com imagens de bastidores que contam a história da produção da canção ao longo de um ano, pode ser assistido no seguinte link: http://song.unwomen.org/
“Uma Mulher” é uma celebração musical das mulheres, com 25 artistas de 20 países de todo o mundo. O Brasil é representado pela cantora Bebel Gilberto. A canção faz um apelo por um futuro com mais igualdade e celebra atos de coragem e determinação de mulheres comuns que, diariamente, fazem contribuições extraordinárias a seus países e comunidades. A letra é inspirada em histórias de mulheres que a ONU Mulheres tem apoiado em todo o mundo.
“One Woman nos traz uma mensagem de esperança e inspiração”, diz Michelle Bachelet, Diretora Executiva da ONU Mulheres. “Esta música traz uma mensagem de unidade e de solidariedade entre as mulheres e nos lembra que a igualdade, os direitos humanos e a dignidade humana são direitos inalienáveis de todos nós, cada ser humano. Agradeço a todos que fizeram esta canção possível.”
Cantores e artistas de todas as regiões, mulheres e homens, doaram seu tempo e contribuíram com seu talento. A lista inclui: Ana Bacalhau (Portugal); Angelique Kidjo (Benin), Anoushka Shankar (Índia); Bassekou Kouyate (Mali); Bebel Gilberto (Brasil); Beth Blatt (EUA), Brian Finnegan (Irlanda); Buika (Espanha); Charice (Filipinas); Cherine Amr (Egito); Debi Nova (Costa Rica); Emeline Michel (Haiti); Fahan Hassan (Reino Unido); Idan Raichel (Israel); Jane Zhang (China), Jim Diamond (Reino Unido); Keith Murrell (UK); Lance Ellington (Reino Unido); Marta Gomez (Colômbia), Maria Friedman (Reino Unido); Meklit Hadero (Etiópia); Rokia Traoré (Mali); Vanessa Quai (Vanuatu); Ximena Sariñana (México); Yuna (Malásia).
A música da canção é da autoria de Graham Lyle – compositor “What’s Love Got To Do With It” de Tina Turner e muitos outros sucessos – e do cantor e compositor somali-britânico, Fahan Hassan; as letras são de Beth Blatt. Jerry Boys – que já trabalhou com uma grande variedade de artistas, incluindo REM, Everything But The Girl e foi uma das pessoas por trás do Buena Vista Social Club – produziu a música, juntamente com o produtor executivo Beth Blatt.
A Microsoft, como parceiro corporativo da ONU Mulheres para “One Woman” patrocinou a música e a produção do videoclipe.

Ex-Presidente Lula assina adesão à Rede de Homens Líderes

Na próxima segunda-feira, 11 de março, no âmbito das celebrações pelo Dia Internacional da Mulher, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar o termo de adesão à Rede de Homens Líderes da Campanha do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, “UNA-SE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
A campanha, que reúne diversas agências e escritórios da ONU, tem por objetivo prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todas as partes do mundo. Neste esforço conjunto, pais, irmãos, maridos, filhos, amigos, tomadores de decisões, líderes comunitários e de opinião, todos têm um papel fundamental a desempenhar e devem inspirar outros homens a manifestarem-se contra este tipo de violência.
Por este motivo, como uma iniciativa chave da campanha UNA-SE, o Secretário-Geral da ONU criou a Rede de Homens Líderes, que trabalha para mobilizar homens e meninos a levantar suas vozes contra a violência, desafiar os estereótipos destrutivos e abraçar a igualdade.
O ex-Presidente Lula vai se juntar a outros nomes de destaque no cenário internacional, como o ex-Primeiro Ministro da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero; o arcebispo da Igreja Anglicana na África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu; e o escritor brasileiro e Mensageiro da Paz das Nações Unidas, Paulo Coelho.
Presenças já confirmadas:
- Luiz Inácio Lula da Silva, ex-Presidente da República Federativa do Brasil;
- Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República;
- Rebecca Reichmann Tavares, representante da ONU Mulheres no Brasil.

Nenhum comentário: