quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Renda do brasileiro cresce mais que a China

Do Conversa Afiada - Publicado em 01/10/2013
O que reduz a desigualdade é salário no bolso, com carteira assinada

Chora, Urubóloga, chora !, diz o Bessinha. Esse Bessinha ...


O Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas, IPEA, apresentou nesta terça-feira, em Brasília, os resultados do PNAD, Programa Nacional de Amostra por Domicilio, de 2012.

(Clique aqui para ler “Neri: PIB dos brasileiros sobe 8%”)

Segundo o presidente do IPEA e ministro da Secretária de Assuntos Estratégicos, o economista Marcelo Neri, os números são ”espetaculares”.

Os destaques são a renda e a redução da pobreza.

Em 2012, a despeito do ”pibinho” de 0,1%, a renda média do brasileiro cresceu 8%. Foram 8% de crescimento real – já descontada a inflação.

A renda média do brasileiro cresceu, portanto, mais do que o PIB da China, que foi de 7,3% no período.

A comparação por décadas mostra que o período entre 2002 e 2012 – governo Lulilma – foi o melhor para a renda das famílias: a renda domiciliar per capita aumentou 3,6% em vez de 2,5% na década anterior; e o mesmo se deu com o PIB per capita e com o consumo.

O salário mínimo, cujo poder de compra diminuiu em 0,22% na década passada, subiu 5,25% nessa década.

A redução da pobreza extrema fechou 2012 com queda de 4,2%.

A redução da pobreza também está relacionada à renda.

O IPEA dividiu os trabalhadores em dez faixas de renda e o maior crescimento foi entre os mais pobres.

Os 10% mais pobres tiveram 14% de crescimento real da renda – duas Chinas.

Na desigualdade também se nota uma mudança circunstancial nessa década, se comparada com a década passada.

Nos últimos dez anos, a renda dos 40% mais pobres cresceu 6,4% ao ano, contra 2,4% ao ano de crescimento para os mais ricos.

Entre 1992 e 2002 o crescimento da renda dos mais ricos superou o dos mais pobres (2,87% contra 2,55%).

Bolsa Família e salário mínimo

Uma das críticas centrais da oposição, destacadas no programa do PSDB exibido semana passada, é a presença do Estado na formação da renda das famílias. No programa, Aécio Neves criticou o ”Estado paternalista, que passa a mão na cabeça do cidadão”.

Os números do PNDA, no entanto, mostram que o Bolsa Família e os demais programas sociais são coadjuvantemente na composição da renda.

O grande responsável pelo crescimento chinês da renda é o trabalho, sobretudo a política de valorização do salário mínimo, que aumentou o salário médio dos brasileiro.

Dentro do crescimento de 8% na renda dos brasileiros entre 2011 e 2012, 74% vem do aumento no rendimento do salário, ou seja, vem do trabalho das pessoas. Outros 14% vieram da Previdência; e apenas 1% veio do Bolsa Família.

Educação

Os números do PNDA foram divulgados durante a semana em manchetes negativas pela sensível queda no ritmo da alfabetização. Entretanto, para o ministro Marcelo Neri, os números com relação a educação são especialmente positivos.

Nos últimos 20 anos, verificou-se que as pessoas estão passando mais tempo na escola, e a diferença educacional – a diferença de tempo de estudo entre os mais escolarizados e os menos escolarizados – diminuiu.

Apesar da estagnação na taxa de analfabetismo em 2012, o período entre 2011 e 2012 é o melhor em toda a série histórica no aumento da média de tempo na escola e de redução da desigualdade.

Clique aqui e veja o vídeo com a entrevista de Marcelo Neri.

 

Murilo H. Silva, editor do Conversa Afiada
.

Nenhum comentário: