quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Reentrada de Dilma nas redes foi um sucesso, diz BBC


Fernando Brito, Tijolaço

“A BBC publica hoje de manhã uma interessante reportagem sobre o reingresso de Dilma Rousseff nas redes sociais, onde se informa que, desde que retomou o uso das redes sociais, há menos de um mês,  ”a presidente ganhou mais de 40 mil “amigos” no Facebook, ampliou em mais de 90 mil o número de seguidores no Twitter, que já beira os 2 milhões, e galgou posições no ranking de líderes mais influentes no microblog, calculado pelo site americano Klout”.

Mesmo com o pouco tempo de atividade, ela aparece em sétimo lugar entre os líderes mumdiais, neste ranking, atrás de Barack Obama (EUA),  David Cameron, premiê britânico, Stephen Harper, do Canadá. - Biniyamin Netanyahu, de Israel, do presidente mexicano  Enrique Peña Nieto, e do equatoriano Rafael Correa. Com  a mesma pontuação de influência estão François Hollande, premiê francês e Herman van Rompuy, presidente do Conselho da União Europeia.

A reportagem, que chama Dilma de “hiperativa” no twitter, pela quantidade de mensagens – diz a BBC que perto de 11 por dia – traz opiniões de especialistas em mídias digitais, que criticam ou elogiam a decisão de Dilma de retomar seus contatos na rede, que já conta com 2 milhões de seguidores no Twitter.

A BBC faz, ainda, uma comparação com os demais candidatos:

Na comparação com seus principais adversários políticos no Brasil (…) Dilma leva vantagem. O ex-governador e ex-prefeito de São Paulo José Serra (@joseserra_), derrotado por ela na eleição de 2010, conta com 1,1 milhão de seguidores e tem um Klout score de 82. A ex-ministra Marina Silva (@silva_marina) que aparecia nas últimas pesquisas de intenção de voto à Presidência como a segunda mais bem colocada, atrás somente de Dilma, tem 773 mil seguidores e um índice de influência de 81. Seu agora colega de partido Eduardo Campos (@eduardocampos40), governador de Pernambuco, tem apenas 7,7 mil seguidores e um Klout score de 62.O senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência, não tem um Klout score no Twitter, já que apesar de ter uma conta oficial no microblog (@AecioNeves), com quase 27 mil seguidores, nunca usou a ferramenta.’

Nenhum comentário: