247 - Nos dez anos do programa Bolsa Família, carro-chefe do PT, o
partido resolveu usar seu tempo de propaganda gratuita na televisão com
um filme publicitário que promete não passar indiferente. A tendência,
na noite desta quinta-feira 24, é de muitos aplausos entre os petistas e
seus simpatizantes - e franca oposição entre os adversários.
No filme, produzido pela equipe do marqueteiro João Santana, a
presidente Dilma Roussseff e o ex-presidente Lula são as duas grandes
estrelas políticas, mas os programas sociais implantados pelo partido,
mais especialmente, têm forte destaque entre ilustrações, computação
gráfica e entrevistas de campo. Pela ordem, o governador da Bahia,
Jacques Wagner, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente
da legenda, Rui Falcão, são os outros políticos que aparecem em cena, em
momentos distintos.
"O Bolsa Família é igual a um bolo, quanto mais batem nele, mais ele
cresce", resume Lula, após assinalar que "muitos políticos querem
acabar" com o programa sob o argumento de criar uma "porta de saída".
"Mas o Bolsa Família já é essa pota de saída" da pobreza, completa o
ex-presidente.
Antes, a presidente Dilma aparece cravando que "o Brasil teve e tem
governos que defendem o povo". Ela diz que o país, administrado pelo
partido, "fez, faz e fará". Em suas falas, Dilma sustenta que a
administração pública gerenciada pelo PT "aprende rápido" a implantar
programas sociais amplos a cada vez que um deles é colocado em prática.
Na abertura, a peça de propaganda mostra cenas de um telejornal da
Espanha, com a informação de que o Europa bate recordes de desemprego.
"Enquanto isso, o Brasil bate gera empregos a cada dia", comparam o
locutor e os letterings. A seguir novos cotejamentos são feitos para
mostrar, em resumo, que enquanto há uma crise infernal lá fora, aqui se
vive, na prática, num paraíso de trabalho e renda. Esse contraste é
acentuado por cenas em preto e branco do exterior e em vivo colorido
quando aparece o Brasil.
O ritmo é veloz, o que permitiu a abordagem de diferentes temas. Após a
exaltação ao Bolsa Família em seus dez anos, que retirou, de acordo com a
informação veiculada, 36 milhões de brasileiros da faixa da pobreza
extrema, chega a vez do Mais Médicos. O programa sancionado por Dilma
esta semana é mostrado como um marco social tão importante quanto o que
completa dez anos. Neste ponto, além de uma fala de um médico cubana, há
um povo-fala e, sim, a presença do ministro Padilha. "Então eu sou o
segundo médico que a senhora vê na vida", reflete ele diante de uma
mulher idosa, moradora do interior do país. Como se sabe, o ministro é
pré-candidato da legenda ao governo de São Paulo.
Em estúdio, entre placas computadorizadas, o presidente do partido,
deputado estadual Rui Falcão, aparece no melhor estilo 'apresentador do
Globo Repórter', prometendo que a legenda promoverá, nos próximos
períodos, uma reforma política.
O filme é encerrado com uma mensagem de otimismo da presidente Dilma.
Até aqui, goste-se ou não do PT e seu marqueteiro Santana, não se
conhecia um filme de publicidade política tão bem elaborado
tecnicamente.
Assista em primeira mão e avalie:
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