domingo, 27 de outubro de 2013

Demétrio Magnoli é chamado de racista na Bahia


Manifestantes acusaram Magnoli de racismo e reivindicaram saída do sociólogo do evento
Na manhã deste sábado (26), enquanto o geógrafo e sociólogo Demétrio Magnoli debatia na Flica, um grupo de estudantes deu início a um protesto sob brados de 'racista' e 'fora, Magnoli!'. O ato foi pautado pelas opiniões desfavoráveis de Magnoli com relação às cotas raciais.
Dois estudantes, seminus, se pintaram na frente do professor, causando tumulto e interrompendo o debate. Uma faixa a favor das cotas também foi estendida.

Demétrio Magnoli é chamado de racista em protesto durante mesa na Flica 
Foto: Divulgação/Flica
"Estamos aqui fazendo este ato por contra esse cara que é racista, é contra as cotas. E Cachoeira é terra de preto, remanescente de quilombo", diz Amanda, estudante de jornalismo da UFRB.
A professora da UFBA, Maria Hilda Baqueiro Paraíso, que também compunha a mesa, tentou negociar com os estudantes, mas não obteve sucesso. Os seguranças presentes no evento não conseguiram conter o tumulto, que só se dispersou quando a produção do evento propôs uma reunião com representantes do movimento. A pauta será uma possível mudança do tema da mesa, de preferência para um que contemple a questão racial no Brasil.
Magnoli comparou os manifestantes aos fascistas de Mussolini e arrematou: "No poder, esse grupo fuzilaria os seus opositores". Encerrada, a mesa retornou às 13h30, a portas fechadas.

Nenhum comentário: