quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Nem a Globo e Estadão levam a sério pesquisa do Ibope. #MarinaCensura

Tem uma coisa intrigante no ar. A última pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Estadão, foi feita entre os dias 13 e 15. As pesquisas só são divulgadas à noite, portanto havia tempo hábil para publicar o resultado no próprio dia 15. Os institutos de pesquisas tem sistemas capazes de fechar a pesquisa no mesmo dia. Mas só foi divulgada na terça-feira, dia 16.

Ficou na gaveta por um dia. Jornais e TVs, por natureza, não guardam notícias nem informações na gaveta. Publicam o mais rápido possível.

É mais ou menos como se a TV Globo e o Estadão preferissem comprar pão adormecido do que pão quentinho saído da fornada na hora, para oferecer ao telespectador ou leitor.

Assim fica caracterizado que nem a Globo e o Estadão levam a sério a pesquisa do Ibope, a ponto de divulgá-la com prazo de validade vencido.

Vox Populi feita nos mesmos dias encontra resultado diferente

Curioso notar que no dia 15 a pesquisa Vox Popoli foi divulgada pela TV Record, feita entre os dias 13 e 14, praticamente o mesmo período do Ibope, e os números são diferentes para Aécio e Marina Silva.

No caso de Aécio, a diferença fica acima da margem de erro. O tucano manteve-se estacionado com 15% de intenções de votos no Vox Populi. No Ibope apareceu com 19%. É a única pesquisa recente que apontou crescimento de Aécio, até agora.

Abaixo as duas pesquisas:



Nenhum comentário: