segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dilma venceu na maioria das cidades que 'marinaram'



O apoio de Marina Silva ao candidato tucano Aécio Neves não surtiu o efeito esperado pelo PSDB. Dos 99 municípios brasileiros em que a então candidata Marina venceu no primeiro turno, 59 optaram ontem pela continuidade do governo petista, ao dar a maioria dos votos à presidente Dilma
Nem mesmo em Pernambuco, terra do ex-candidato do PSB Eduardo Campos, o tucano conseguiu superar Dilma. Pelo contrário.
A presidente venceu em todos os 51 municípios do Estado em que Marina havia triunfado no primeiro turno, apesar da coligação com Aécio das forças políticas tradicionais que davam sustentação a Campos. Em Recife, capital do Estado, onde a candidata do PSB havia amealhado 63,29% dos votos válidos na primeira rodada, Dilma atingiu 59,2%, livrando uma vantagem de 19 pontos percentuais em relação ao tucano.

No acre terra natal de Marina, o tucano conseguiu capturar os votos em quatro dos cinco municípios do Acre que deram a vitória à ex-senadora no primeiro turno. Na capital do Estado, Rio Branco, ele obteve 69,38% dos votos válidos. A exceção foi Santa Rosa dos Purus, município com 2,7 mil eleitores, em que Dilma recebeu 55,15% dos votos válidos.

Em Alagoas, em sete de oito municípios em que Marina havia vencido, Aécio superou a presidente Dilma Rousseff. Mas em Maceió, onde Marina tinha obtido 34,37% dos votos válidos no primeiro turno, Dilma bateu Aécio, mas por uma vantagem mínima (51,09%).

O "efeito Marina" não ajudou de forma decisiva Aécio no Estado do Rio de Janeiro. Embora ele tenha superado Dilma em 11 dos 15 municípios que haviam preferido a ex-senadora no primeiro turno, o tucano viu a presidente superá-lo nas cidades com maior número de eleitores.

Na capital do Estado, em que a candidata do PSB obtivera 31,13% no primeiro turno, a petista conseguiu uma vitória apertada, obtendo 50,79% dos votos válidos na segunda rodada, ante 49,21% do tucano. Dilma também venceu Aécio em Volta Redonda, Macaé além de triunfar na pequena Carapebus.

Nos 11 maiores colégios eleitorais do país - cidades com mais de 1 milhão de eleitores -, Aécio venceu em seis deles (São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Belém). A maior vantagem foi obtida na capital paranaense, onde o tucano obteve quase 72% do votos válidos.

No maior colégio eleitoral do país, a cidade de São Paulo, Aécio conquistou quase 32% dos eleitores que não haviam votado nele no primeiro turno. Com isso, obteve 63,81% dos votos válidos na capital paulista.

Ele também venceu em oito dos nove municípios paulistas que deram a vitória à candidata do PSB no primeiro turno. O tucano saiu vencedor em cidades relevantes como Guarulhos, Guarujá, Mauá e Suzano. A candidata petista à reeleição levou apenas Ferraz de Vasconcelos.

No Sudeste, embora tenha perdido em Minas Gerais - o que para alguns analistas lhe custou a derrota nestas eleições -, Aécio venceu na capital Belo Horizonte, onde teve pouco mais de 64% dos votos válidos.

No entanto, o apoio de Marina e do PSB de Eduardo Campos não conseguiu abalar a hegemonia petista em grandes capitais do Nordeste. Em Salvador (BA) e Fortaleza (CE), Dilma, que já tinha conquistado praticamente metade do eleitorado no primeiro turno, ampliou a vantagem na segunda etapa da corrida ao Palácio do Planalto. Na capital baiana, a diferença em relação ao tucano foi de 67,3% contra 32,8%, enquanto em Fortaleza Dilma ficou com 68% dos votos válidos, ao amealhar mais de 28% dos eleitores que não tinham votado nela no primeiro turno.

Em Palmas, capital do Tocantins, onde Marina teve 34,63% dos votos no primeiro turno, o candidato tucano venceu ontem com 50,60%, ante 49,40% da presidente reeleita.
 

Nenhum comentário: