sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Nota à Imprensa


Na edição de outubro, a revista piauí publicou matéria “A afilhada rebelde” sobre presidenta Dilma Rousseff, afirmando inverdades atribuídas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na edição deste mês, a revista publica a carta enviada por Lula (leia abaixo) junto a uma "Nota da Redação", novamente com mentiras baseadas em fontes anônimas. Reafirmamos que, mais uma vez, as informações não foram checadas e não correspondem a verdade.

 "Lamento profundamente que a edição de outubro de Piauí tenha atribuído a mim declarações e atitudes que não correspondem à realidade. A reportagem abusa de fontes anônimas, recorre a narrativas de segunda e terceira mão, mas não cumpre a regra básica de conferir o que foi apurado. 

A assessoria do Instituto Lula não foi procurada para confirmar, retificar ou esclarecer o que foi publicado. Ao invés de informar, Piauí rebaixou-se a difundir o “disse me disse” de personagens ocultos. Não têm procedência os comentários sobre a presidenta Dilma Rousseff, atribuídos a mim, em supostas conversas com empresários, muito menos fora do país. Nos últimos quatro anos, não recebi em minha casa nem ofereci pizza a nenhum empresário.

Entristece-me o fato de ver minha família mencionada nessa teia de futricas, sem ter a chance de repudiá-las antes da publicação. Reitero minha decepção pelo mau jornalismo praticado em uma revista com as ambições editoriais de Piauí."  

Luiz Inácio Lula da Silva


Nenhum comentário: