terça-feira, 30 de março de 2010

4ª Conferência estadual das Cidades - FACESP indica o caminho

terça-feira, 30 de março de 2010

A Conferência Estadual das Cidades realizada no último fim de semana (dias 27 e 28 de março)no Memorial da América Latia foi marcada por avanços e conquistas dos movimentos sociais do Estado de São Paulo.
Compondo a mesa da abertura da Conferência, o presidente da FACESP e dirigente estadual do PC do B, Davi Ramos, foi incisivo no seu discurso de abertura: ”Venho para essa conferência motivado por duas razões principais;a primeira,é pela oportunidade de saudar essas mulheres guerreiras e batalhadoras aqui presente,principalmente nesse ano que completam 100 anos do reconhecimento oficial da luta das mulheres por uma sociedade mais justa.

A segunda razão ,é pela grande quantidade e ela excelente qualidade das delegadas e delegados aqui presente que,sem dúvida nenhuma,não deixarão se enganar por um governo astuto e autoritário,que usa de diversos subterfúgios,para impedir ou atrapalhar a formação de um Conselho Estadual das Cidades,conduzindo o nosso Estado na contramão do desenvolvimento e do amplo debate,que Estados menores tem realizado e incentivado com a sociedade organizada.Um governo que trata com violência e truculência qualquer manifestação organizada de trabalhadores do Estado,e que,desde a primeira Conferência Estadual das Cidades vem relutando em criar esse conselho, fechando as portas para as discussões com os movimentos sociais.

Estamos cansados de promessas!Por isso,companheiros,conclamo a todos os presentes para assinarem o abaixo-assinado que circula entre vocês, para que nós ,queira ou não o governo,só arredamos o pé daqui,após a criação desse Conselho”.
O discurso inflamado do Presidente da FACESP mexeu com o ânimo dos presentes. A FACESP iniciou a Conferência com 90 delegados, representando cerca de 30 cidades, e encerrou o evento com 147 delegados representando aproximadamente 50 cidades, ampliando sua área de influência inclusive em cidades como São José do Rio Preto,
Araraquara, Bauru, Baixada Santista, São José dos Campos entre outras. Dos 147 delegados, 66 deles foram eleitos para participarem da Conferência Nacional das Cidades, que será realizada de 19 a 23 de junho, em Brasília. Os 66 delegados ficaram assim distribuídos: FACESP (20), UNIÂO (19), CMP (17) e MNLM (10).

Seguindo a orientação e o apelo do Presidente da FACESP, o Conselho Estadual das Cidades foi, enfim, criado, e todos os presentes mostraram satisfeitos com os encaminhamentos e com a possibilidade de representar nosso Estado na grande Conferência Nacional e levar nossas propostas para a discussão a nível nacional, recolocando São Paulo novamente como locomotiva do desenvolvimento do Brasil.”Sem dúvida foi um avanço para São Paulo e para os movimentos sociais do nosso Estado.

Todos os presentes estão de parabéns,assim como a FACESP,que ,embora com uma diretoria relativamente nova,soube dar o tom da discussão abrindo mão inclusive de alguns delegados para que outras agremiações pudessem indicar seus representantes.Os interesses do coletivo ,e a importância do movimento social nas eleições de 2010 devem estar acima de qualquer interesse individual “,finalizou Davi Ramos,presidente da FACESP.

Postado por Jussara Seixas às 3/30/2010 10:40:00 AM 0 comentários Links para esta postagem
Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: