segunda-feira, 29 de março de 2010

PM não vai revelar nome do policial à paisana: "Ele estava no local, não disse o que estava fazendo

29 de março de 2010 às 17:46

por Conceição Lemes

Desde sexta-feira, essa foto de Clayton de Souza, da Agência Estado, está dando o que falar. A agência identificou o homem carregando a policial ferida como um manifestante.

No sábado, a Polícia Militar do governo do Estado de São Paulo informou que a soldado chama-se Erika Cristina Moraes de Souza Canavezi. E o professor era, na verdade, um policial militar à paisana.

O Viomundo enviou então e-mail à assessoria de imprensa da PM, perguntando o nome do policial e o ele estava fazendo na manifestação dos professores da rede estadual de ensino.

A assessoria de imprensa informou, por telefone, que a PM ainda não sabia o nome dele nem o que fazia na manifestação. Mas que havia sido identificado como sendo da corporação.

Diante da nossa insistência em ter o nome do policial e saber o que fazia no protesto dos professores, a assessoria de imprensa da PM prometeu para hoje as respostas, que foi esta: “Por solicitação do policial, que pediu para ter o seu nome preservado, a PM não irá divulgar o nome dele”.

E o que ele fazia lá? “Ele estava no local, não disse o que estava fazendo”, respondeu a assessoria de imprensa.

“Se ele não estava fazendo nada escuso, por que não revelar o nome do policial?”, estranha Maria Isabel Azevedo Noronha, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, a Apoesp. “Não divulgar o nome torna a presença dele na assembleia ainda mais suspeita. Agente infiltrado a troco de quê? Isso é coisa da época da ditadura.”

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Isso parece um absurdo, mas todas as policias trabalham com policiamento velado (disfarçado) em manifestações, sejam elas de professores, estudantes, sem terras, ou outros. Vejam como é o trabalho da polícia, colocam observadores nas manifestações para proteção dos próprios manifestantes ou vocês acham que somente professores vão em manifestações de professores? e aquele cidadão que é alheio a manifestação e se arma em casa e vai em meio aos outros apenas para ver o "pau quebrar" ou "tocar o foda-se"? ou um aquele jovem que monta um coquetel, para quando ter a oportunidade lançar a esmo no meio da multidão? Quem os deterá?Senhores parem com o sensacionalismo, falam da ditadura, mas os senhores detém a manipulação da informação. A não divulgação do nome deste cidadão (PM ou não)que carrega a policial, esta corretíssima, a impressa não tem o direito de tal informação e se tiver usará apenas para promoção de uma nova notícia do tipo " Divulgado nome do PM que carregava policial". A PMSP é tão séria, que protege a identidade de seus servidores e não se enverga ao sensacionalismo da mídia, lidam com vidas e fatos e não com a arte da imagem e da escrita. Autor: Não sou PM, sou professor.