segunda-feira, 29 de março de 2010

MÍDIA - Teria sido uma "antecipação" de tendência?

segunda-feira, 29 de março de 2010

Do BLOG DO ROVAI.
Blog do Rovai
DataFolha pode só ter “antecipado” uma tendência

Há dois fatos que tornam estranha a pesquisa Datafolha que amplia no último mês a vantagem de Serra de cinco para nove pontos em relação à candidatura Dilma. O primeiro é o de a aprovação a Lula ter aumentado para 76% neste período e mesmo assim o principal adversário do governo ter crescido em intenção de votos. O segundo, e o mais estranho, é o crescimento de 10% da candidatura Serra no Sul do país.

O eleitor do Sul não é do Sudeste nem vive em São Paulo. Por isso não tem o que celebrar com o fim das enchentes no estado governado pelo presidenciável tucano. Ou seja, essa que é uma das explicações utilizadas pelo Instituto para a melhora do índice do tucano não cola.
Se essa pesquisa vier a se confirmar com o crescimento de Serra no Sul a única consideração plausível é a de que teria havido no último mês uma recuperação fantástica da popularidade da governadora gaúcha Yeda Cruscius. Tão fantástica que contaminou em em período tão curto toda a região e resultou nesse impulso fenomenal ao projeto de Serra.
No entanto, se nada disso vier a se confirmar e em outras pesquisas a diferença entre a petista e o tucano for menor só haverá uma possibilidade plausível. A de que a empresa Folha da Manhã, através do seu instituto de pesquisa e do seu principal jornal diário, buscou dar uma forcinha ao governador no momento do lançamento de sua candidatura presidenciável.
Na malandragem das pesquisas isso se chama de antecipação de tendência. Como a Folha imagina que a festa de lançamento da candidatura Serra vai levá-lo a crescer alguns pontos, dá um jeito (e há vários) de antecipar o movimento. Criando o fato novo que o tucano precisava para tornar seu lançamento mais uma festa do que um velório.
Os próximos resultados dirão se o DataFolha aceitou jogar o que tem de credibilidade no lixo para salvar o tucano ou se de fato o inusitado futebol clube entrou em campo. Mas não vale fazer pesquisa dois dias depois do lançamento de Serra e chegar aos números do atual levantamento. Se isso acontecer, vai dar para perceber o começo, o meio e o fim da malandragem.
A ser verdadeira essa pesquisa, Serra que tem 9 pontos de frente hoje terá de abrir de 13 a 15 pontos quando sua festa de lançamento for transmitida por todo o Brasil com as honras e pompas que mídia comercial lhe reserva.
Porque senão o Datafolha e o jornal que lhe empresta o nome terão “antecipado” a verdadeira tendência: a de que vão fazer o que for necessário para eleger o tucano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Succes in demersuri !

ZEZO FERREIRA disse...

ORIXIMINÁ PARÁ: DELEGADA TENTA INTIMIDAR JORNALISTA
O Jornalista Marcos Vinícius recebeu na tarde de segunda 29, uma intimação da Delegada de Oriximiná Dra Andresa, porque publicou em sua página no Jornal O Impacto uma nota em que um cidadão reclamava pela demora da conclusão do inquérito que acusa um policial militar de crime de morte.
Apesar de a Constituição Federal lhe garantir o direito de manter a fonte em sigilo, a Delegada por motivos óbvios, intimou o jornalista no intuito de intimidá-lo como forma evidente e clara de calar o Jornal utilizando a força do poder de polícia do Estado.
Os advogados do Jornalista preparam sua defesa, o irmão de Marcus Vinícius Jornalista da RBA em Belém já entrou em contato com o Sindicato dos Jornalistas da Capital para moverem uma ação contra a Delegada, por prática de abuso de poder e censura.
Marcos Vinícius teve seu irmão assassinado em Oriximiná há dois anos, os suspeitos são policiais civis, hoje comandados pela Dra. Andresa. Nesta terça 30-03 o Jornalista se apresenta para a Delegada.