terça-feira, 30 de março de 2010

Abicalil participa de abertura da Conferência Nacional de Educação

terça-feira, 30 de março de 2010
O deputado federal Carlos Abicalil (PT) compôs a Mesa na cerimônia de abertura da Conferência Nacional de Educação (Conae), na noite de domingo (28/03). Com a missão de traçar as diretrizes para o próximo Plano Nacional de Educação, que vai vigorar de 2011 a 2020, o evento foi aberto com a presença dos ministros da Educação, Fernando Haddad, da Cultura, Juca Ferreira, a líder do Governo no Congresso Nacional, Ideli Salvatti (PT-SC), os presidentes das Comissões de Educação do Senado Federal, Fátima Cleide (PT-RO), da Câmara dos Deputados, Ângelo Vanhoni (PT-PR), o coordenador da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Educação (CONAE), Francisco das Chagas, além de dezenas de segmentos da sociedade organizada.
De acordo com o ministro Fernando Haddad, a conferência vai definir as diretrizes do futuro plano e os parâmetros de investimentos. “O próximo plano não pode se fixar em metas meramente quantitativas. Não adianta apenas entender. É preciso atender bem, é preciso ter qualidade”, pondera.
Haddad defendeu o piso nacional do magistério e reconheceu que é preciso aprovar um plano de carreira. Ele também destacou a consciência dos gestores diante dos desafios da educação nacional. “Não tenho dúvida que uma das grandes conquistas da área educacional nos últimos anos é a consciência dos gestores de que é preciso investir amplamente, sem focar apenas na educação infantil ou superior, como já ocorreu. Um dos méritos é tomar a educação a partir de uma visão de conjunto. Se queremos levar a educação a sério, certamente é da creche à pós-graduação”, disse.
Mais de três mil pessoas – entre gestores, representantes de movimentos sociais, acadêmicos e profissionais da educação – participarão do evento que se encerra na próxima quinta-feira (01).
Participação – Membro da comissão organizadora e representante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados na Conae, Abicalil disse em entrevista ao vivo no jornal da TV Brasil, na manhã desta segunda-feira (29), que a Conferência revela o compromisso do atual Governo diante do tema.
“A primeira conferência ocorreu na década de 30 e desde então sofreu frequentes abandonos por inúmeros governos. Certamente, a Conae é um importante espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Temas como financiamento público, sistema articulado nacional, valorização profissional e diretrizes de carreira, entre outros, serão debatidos na conferência”, ressalta.
Abicalil volta a compor a mesa na plenária para debater sobre os desafios de um Sistema Nacional Articulado, que será realizada na manhã de segunda-feira (29).

Postado por Jussara Seixas às 3/30/2010 10:34:00 AM
Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: