segunda-feira, 29 de março de 2010

Pesquisa bizarra co Instituto Datafolha coloca Dilma à frente de Serra

29 de março de 2010

A mesma pesquisa Datafolha (divulgada sábado, 27.03) que deu José Serra (PSDB) à frente de Dilma (PT) na disputa presidencial, divulgou o resultado da modalidade espontânea (quando o entrevistado diz em quem vai votar de memória, sem ver a lista de nomes) colocando Dilma à frente de Serra. É muita bizarrice.

O jornalista Marco Aurélio Weissheimer, da Agência Carta Maior, chamou a atenção para o fato:

"Um dos dados curiosos na pesquisa Datafolha (que não mereceu destaque na divulgação da mesma pelos jornais) é o levantamento espontâneo, onde Dilma voltou a crescer e aumentar a diferença sobre Serra.

Segundo a espontânea (quando o entrevistado diz em quem deseja votar sem ver uma lista de nomes) Dilma continua em alta: tinha 8% em dezembro, passou a 10% em fevereiro e agora chegou a 12%.

Esse percentual a coloca à frente do presidente Lula (8%), que, até dezembro, liderava a pesquisa espontânea. Serra manteve os 8% da pesquisa de dezembro. Ciro e Marina tiveram 1% cada. Houve também 3% para "candidato do Lula" e 1% para "no PT/candidato do PT".

Somando-se, então, os votos destinados a Lula, a Dilma, e ao “candidato do Lula”, chega-se a 23% na espontânea favoráveis à candidatura do PT.

Como explicar essa diferença entre os números da espontânea e da estimulada?”

Não é sintomático que as manchetes dos jornais tenham esquecido o detalhe?

2 comentários:

Giovani de Morais e Silva disse...

Eu acredito, Mestre Saraiva, que a estimulada foi muito bem "estimulada" para dar aqueles resultados... Tipo, "Vai... Vota no Serra!"

Abraços!

Anônimo disse...

Giovani,
Perfeito, mas nós sabemos que não vai colar.
O PIG vai ter que colocar a viola no saco.
Abraços,
Saraiva