sábado, 27 de março de 2010

Datafolha quebra salto alto da Dilma


Prezados, vou esperar o Datafolha publicar a íntegra de sua pesquisa antes de comentá-la. Poderei compará-la à anterior e fazer uma análise mais apurada. Há enorme suspeição na blogosfera, por causa da mudança brusca de tendência, sem que tenha havido nenhum fato político novo, e pela diferença com outros institutos. O deputado e blogueiro Brizola Neto registrou as explicações dadas pelo diretor do Datafolha e jornalistas da Folha para a subida de Serra. E observou ainda a diferença significativa entre as amostras das últimas pesquisas. Em dezembro, foram entrevistadas 11.429 pessoas, número que cai para 2.623 em fevereiro e agora sobe novamente para 4.210.

Eduardo Guimarães, por sua vez, ressalta que ela não poderia chegar em momento mais oportuno para José Serra, visto que o lançamento de sua candidatura ocorrerá nos próximos dias.

Adianto apenas que, se a pesquisa foi fraudada, há um aspecto positivo. Será mais um fator a iludir a oposição que, em vez de se adaptar à realidade, prefere inventar uma realidade própria. Com isso, cava um buraco ainda mais profundo para si mesma.

É tudo muito lógico. Se a oposição vai mal de voto, o correto é realizar ajustes políticos e mesmo ideológicos em seu discurso. Os tucanos deveriam entender que, se eles querem ser maioria, tem de representar os interesses da maioria. Um político deve ter sensibilidade para saber o que o povo quer e precisa. Seu discurso e sua prática elitistas e conservadores não tem muito futuro num país pobre como o Brasil.

Por outro lado, os números do Datafolha servem também para quebrar o salto alto da campanha dilmista. Fraudada ou não, a pesquisa acende o alerta vermelho entre os aliados. José Serra é um candidato perigoso, sobretudo em função deste apoio canino que tem na mídia. A luta é renhida. A vitória, incerta. A glória, no entanto, é tanto maior quanto mais difícil for o combate!

Nenhum comentário: