segunda-feira, 29 de março de 2010

O infiltrado

O caráter repressivo do governo Serra é conhecido, famoso, dispensa comentários. O que suscitou mais comentários foi a presença de um indivíduo - alegadamente professor - que carrega uma PM ferida no colo.
Para a maioria dos presentes e dos que comentaram sobre o assunto no twitter, o rapaz de mochila e barba era um professor. Um professor que, apesar de ter seus companheiros espancados e colocando sua vida em perigo, socorreu uma policia militar que precisava de ajuda.
à foto publicada na grande imprensa de uma policial sendo socorrida, a Polícia Militar esclarece que trata-se da Soldado Erika Cristina Moraes de Souza Canavezi, que foi ferida com uma paulada no rosto e que está sendo socorrida por um policial militar a paisana.
A policial foi atendida no Hospital Albert Einsten medicada, liberada e passa bem.
A Polícia Militar agradece as manifestações de solidariedade.

Comandante Geral da PM, o Coronel Alvaro Batista Camilo confirma, em seu blog, que se tratava de policial à paisana

Dito isso, se a PM disse isso e mentiu para retirar o simbolismo e a poesia da foto, isso é intolerável e se disse a verdade, i.e., colocou espiões na manifestação, além de intolerável, é obsceno, nojento e é uma mostra do perigo que é ter o inominável como presidente (imagine uma criatura destas comandado PF, FFAA e ABIN?).
comentaristas do twitter-

@Bete_Davis: @politikaetc só queria saber pq tem policial à paisana numa manifestação por aumento salarial (justa) em plena democracia.

paisana??? http://bit.ly/bu5tGS Ele se infiltra entre professores p/ detectar "subversivos"?

*Para deixar claro, sobre P2:

Também conhecido como Serviço Reservado ou Velado, os policiais da P2 têm basicamente duas funções. Uma é levantar em campo informações para que o comando planeje ações policiais, como a prisão de criminosos, apreensão de drogas ou desocupação de uma área. Dessa forma, policiais à paisana sempre vão antes ao local para colher dados. A partir do relatório da P2, o comando planeja quantos policiais participarão da operação, qual o melhor horário para empreendê-la, quais equipamentos serão utilizados, entre outras decisões que farão com que a ocorrência seja executada com o mínimo de imprevistos.

@tuliovianna: E pra quem não vê mal algum na existência de polícia secreta, vou citar só duas: Gestapo e DOI-CODI. Muito sério isso!

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: