Dois mitos que caem juntos. O primeiro, de que o "Jornal Nacional", da
Globo, seria um telejornal imbatível, inatingível e intocável. Não é
nada disso. O principal telejornal da Globo lamenta estar sendo muito
prejudicado no período da veiculação do horário político eleitoral e já
viu 20% de sua audiência ir embora. A informação está na coluna Outro
Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha.
Realocado para mais cedo na grade de programação da Globo, para dar
espaço à propaganda política, o "JN" sofre com a migração de público
para a TV paga e ainda enfrenta um adversário forte em audiência: a
novelinha infantil "Carrossel" do SBT.
E a queda do JN pode estar se dando, ainda, por outras razões. Por
exemplo, pelo fato de as notícias serem velhas uma vez que foram
divulgadas na internet durante o dia. Ou ainda devido ao enorme tempo
dedicado ao julgamento no Supremo, uma decisão política dos Marinhos e
que revela que a mídia brasileira ainda não sabe lidar com as novas
mídias e com a nova realidade política e social do país.
A Globo usa seus telejornais para fazer oposição ao governo, quando a
imensa maioria da população apoia o governo. Recusa a regulação e a
concorrência, o pluralismo e a diversidade... Enfim, mantém-se fiel ao
discurso único, forçando a mão numa imagem que não bate com a realidade
do país.
A queda
A média do "JN" de janeiro a agosto deste ano, quando ia ao ar na faixa a
partir das 20h30, é de 30,4 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil
domicílios na Grande SP. Com o início do horário eleitoral, dia 21 de
agosto, o noticiário passou a ir ao ar meia hora mais cedo, às 20h. Sua
média de audiência, de 21 de agosto (início da propaganda eleitoral) a
13 de setembro, caiu para 24,3 pontos.
Uma queda de seis pontos de audiência. O IBOPE do jornalístico chega a
ser menor que o do próprio horário político na Globo. A propaganda
eleitoral teve média na rede de 24,9 pontos até o último dia 13.
A novelinha "Carrossel" parece ter sentido menos o baque da propaganda
política no Ibope. Caiu da média de 13,5 pontos para a casa dos 12
pontos, nos últimos dias. É a Globo quem diz: "Carrossel" também perdeu
público com o horário eleitoral: perdeu cerca de 13% de audiência, dizem
eles. Na verdade, 11,1% pelos números dados aqui. Bem menos do que os 6
pontos do "JN", que equivalem a uma queda de 19,7%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário