Tudo indica que a delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, é uma operação casada que envolve setores da Polícia Federal, que vazaram as informações, os tucanos e a velha mídia.
Para entender o está acontecendo neste momento é preciso voltar um pouco no tempo.
Com o intuito de detonar a reeleição de Dilma Rousseff, a candidata do
PT à Presidência da República, a mídia insuflou exaustivamente a
candidatura de Marina Silva, do PSB.
Só que o movimento midiático pró-Marina acabou sendo um tiro no pé da
própria mídia. É que fragilizou demais o seu candidato preferencial,
Aécio Neves, e o próprio PSDB. Está trazendo danos sérios às campanhas
tucanas não apenas em Minas Gerais — lá Aécio está em terceiro lugar –
mas também no Brasil. As bancadas do PSDB nas assembleias estaduais e na
Câmara dos Deputados correm o risco de minguar muito, transformando a
sigla num partido nanico.
Associa-se a isso o fato de Marina apresentar baixa possibilidade de
sustentabilidade política e se negar a fazer acordos políticos.
O movimento da mídia está transparente no discurso de Aécio, que fala em PT 1 e PT 2, que seria a candidatura Marina.
A denúncia da Operação Lava Jato atinge o governo, fato, aliás, já
sabido. Mas a novidade é que o pai da “nova política” aparece citado:
Eduardo Campos.
As relações de Campos com Paulo Roberto Costa são antigas.
Isso é importante porque ajuda a jogar luz na história do avião de Campos.
Reportagem da Folha de S. Paulo dessa sexta-feira mostra
que empresas que pagaram o avião do falecido governador de Pernambuco
tiveram relação com o esquema do doleiro Alberto Youssef.
Diante dessas revelações, fica no ar que Aécio já sabe que poderá
surgir o pedido de cassação da candidatura de Marina a qualquer momento
antes das eleições.
Além disso, soma-se a preocupação do governador Geraldo Alckmin,
candidato do PSDB à reeleição, de evitar um segundo turno,
especialmente devido ao crescimento natural das candidaturas de
Alexandre Padilha (PT) e Paulo Skaf (PMDB).
Alckmin e a grande imprensa perceberam que o discurso do “vamos mudar
tudo” pode ter impacto nas campanhas estaduais e fazer com que o PSDB
paulista e o mineiro também sejam varridos nesse movimento.
Esse conjunto de fatores ajuda a compreender por que o tradicional
denuncismo da mídia há 15 dias, uma semana antes da eleição, foi
antecipado. Até porque sem fato novo a candidatura de Aécio definhava a
olhos vistos. Havia o recado de que se esse cenário não mudasse 15
dias antes da eleição a candidatura tucana poderia virar pó.
Pior ainda para a direita que com a força de Dilma e do PT ainda
preservada, conseguindo eleger bancadas de peso, associada ao possível
enfraquecimento tucano, levaria Marina a negociar com o PT para ter
governabilidade
Aparentemente, a mídia, ao constatar o tiro que desferir no seu próprio pé, começa a tentar fazer o caminho de volta.
Dessa maneira, o alvo agora também é Marina. Teremos um final de campanha arrepiante.
PS: Curiosamente, a mídia não publicou até o momento a relação
completa dos parlamentares delatados talvez para preservar alguns
aliados seus.
Lembro aqui as relações entre Luiz Argolo, do partido Solidariedade, que aparecia em negociações com o ex-delegado e deputado federal Fernando Francischini, também do Solidariedade (ex-PSDB). Franchiscini, além de ser um dos canais de vazamento da Operação Lava Jato da Polícia Federal, é citado nela. Argolo,
por sua vez, é acusado de ser sócio do doleiro Alberto Yousseff. Ou
seja, Francischini, o acusador-mor, pode estar envolvido em todo este
esquema.
Antônio de Souza
No Viomundo
Ainda do Blog CONTEXTO LIVRE.
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