quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Crime Eleitoral — Analista de redes sociais tucano divulga notícia falsa


Mensagem afirma que eleitores de Dilma só precisam ir às urnas no dia 2 de novembro
Um dos responsáveis por cuidar das redes sociais nas campanhas tucanas, Jorge Lopes Cançado, espalhou pelas redes sociais a falsa notícia de que apenas os eleitores de Aécio Neves (PSDB) devem ir às ruas no dia 26 de outubro. De acordo com a informação, os apoiadores de Dilma Rousseff só votariam no dia 2 de novembro, "para evitar confrontos violentos". O post de Jorge Lopes Cançado atribui a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Notícias falsas semelhantes já povoam as redes sociais e o Whatsapp desde o primeiro turno e são divulgadas.

A postagem pode gerar até mesmo problemas com a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal. De acordo com o Código Eleitoral, em seu artigo 297, trata-se de crime eleitoral "Impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio". Se assim for entendido após uma eventual denúncia, a pena de detenção pode chegar a seis meses, além do pagamento de multa.

Procurado por telefone, Jorge Cançado não atendeu às ligações do Olho Neles. Após o blog enviar mensagem para ele via Facebook, o militante tucano apagou a postagem.

O militante

Em folders de Aécio, Jorge Cançado aparece como diretor de Formação Política da Juventude do PSDB de Minas Gerais. Prestigiado na legenda no Estado, ele é próximo do deputado eleito Caio Nárcio, que irá ocupar uma cadeira no Congresso a partir de 2015. Durante a disputa eleitoral, Cançado esteve mais próximo da campanha de Caio do que da de Pimenta da Veiga.

No O Tempo


Nenhum comentário: