sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Marina não sabe a diferença entre autonomia e independência

Parece que a candidata Marina Silva, não sabe a diferença entre autonomia  e independência. Durante o debate de ontem na TV Globo, Marina disse:  "A senhora (Dilma Rousseff) tem feito uma série de acusações em relação a autonomia do Banco Central, que aliás a senhora defendeu em 2010. Agora, você diz que é contra também a autonomia do Banco Central" . Mais uma das muitas mentiras que Marina conta

Na realidade, Dilma Rousseff sempre defendeu e defende até hoje a autonomia do Banco Central, conforme reafirmou no debate da última quinta-feira a candidata à reeleição.

Em 2010, a posição de Dilma Rousseff, então candidata à Presidência, era a de defesa da autonomia do BC, nos moldes em que era praticada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

À época, José Serra, candidato do PSDB à presidência, criticava o excesso de autonomia do Banco Central para definir a taxa de juros, dizendo que o "BC não é a Santa Sé". Dilma, então, saiu em defesa da política de seu companheiro de partido: "Defendo a autonomia operacional do Banco Central. Acho que relações institucionais têm se pautar pela maior tranquilidade possível".

O que, na verdade, a presidente e candidata Dilma Rousseff  critica, é a proposta de independência institucional do Banco Central, que é quando a presidência e a diretoria da instituição ficam no cargo por um mandato de período fixo, e sem responder à autoridade do Poder Executivo ou do Ministério da Fazenda.

É isso que defende Marina Silva, que, em seu programa de governo, prevê: "Assegurar a independência do Banco Central o mais rapidamente possível
0 Comentários 

Do Blog Os Amigos do Presidente Lula.

Nenhum comentário: