segunda-feira, 18 de março de 2013

Serra bica Aécio. PSDB vai implodir?

Do Blog do Miro - 15/03/2013

 
 
Por Altamiro Borges
 

A mídia até que tentou ocultar ao máximo as sangrentas bicadas no ninho tucano, mas não deu mais para conter a sangria. Nesta semana, os jornalões finalmente deram destaque para a violenta disputa entre o mineiro Aécio Neves, o cambaleante presidencial do PSDB, e o paulista José Serra, o eterno candidato da legenda. O clima é de guerra e há risco real de implosão no principal partido da oposição de direita. Serra já mandou avisar que só fica na sigla se abocanhar a sua presidência nacional.

Segundo o jornal Valor, “José Serra disse a um interlocutor em sua casa nesta semana que a presidência do PSDB é o único cargo que lhe interessa para continuar no partido e compor com o senador Aécio Neves. A outro interlocutor não disse isso tão expressamente, mas deixou claro que nem a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV), o órgão de estudos do partido, nem a secretaria-geral, interessam-lhe. Serra considerou ‘uma ofensa’ o papel secundário que tentam lhe conferir no processo de definições interno”.

Até Josias de Souza, muito ligado aos tucanos, teme o pior. Em seu blog na Folha, ele informa que “alijado da composição da nova direção da legenda, Serra ameaça abandonar o navio... Os tucanos ruminam a suspeita de que Serra faz bico para chamar a atenção. Mas não teria peito para levantar voo. Pelo sim, pelo não o presidenciável Aécio Neves, na bica de assumir o comando do partido deve avistar-se com Serra nesta segunda-feira (18). Diz-se que Aécio proporá a Serra uma harmonização dos respectivos interesses”.

Já o jornal O Globo, um dos principais antros da oposição de direita, já dá como certa a fragmentação dos tucanos. Segundo a repórter Maria Lima, “submerso desde a derrota para o petista Fernando Haddad na disputa pela prefeitura de São Paulo, o ex-ministro e ex-governador José Serra continua longe dos movimentos para impulsionar a pré-candidatura do senador Aécio Neves (MG) a presidente da República pelo PSDB. Aécio tentou uma aproximação com Serra em janeiro, mas não prosperou”.

Segundo a reportagem, Serra estaria muito descontente com seu isolamento no partido. “Agora o tucano paulista está sendo sondado pelo presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), que quer integrá-lo num projeto ambicioso: a fusão do PPS com o nanico PMN, que poderia agregar parlamentares da base governista e da oposição em direção à pré-candidatura do governador pernambucano Eduardo Campos (PSB). Uma estimativa inicial dá conta de que o projeto poderia reunir uma bancada de cerca de 40 deputados”.
 
.

Nenhum comentário: