segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Aécio usa vinhetas semelhantes às de Collor em 89 — Assista

Programa do tucano no horário gratuito na TV imita modelo adotado na campanha que elegeu alagoano presidente

A vinheta utilizada em programas de televisão de Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, apresenta diversas semelhanças com a utilizada, em 1989, na campanha de Fernando Collor de Mello, que venceria a disputa pelo Palácio do Planalto.

As duas têm como base a utilização de elementos nas cores verde e amarela que passeiam por diferentes cenários criados em computador. No caso de Fernando Collor, uma barra amarela e outra verde deslizam sobre trilhos de trem e passam por áreas rurais que exibem torres de eletricidade e de telecomunicações.

Surgem também placas que indicam prioridades de seu programa de governo. No fim do filme de 20 segundos, as duas barras são incorporadas ao nome do candidato e formam as duas letras “l” de “Collor”.


A vinheta que tem sido utilizada nos programas de Aécio é um pouco menor, dura 15 segundos. Nela, uma espécie de faixa verde e amarela transpassa imagens de um rio amazônico e de cidades como Rio, Belo Horizonte e Brasília.

Nas últimas imagens, as faixas entram em quadro separadas e formam a letra “A” de Aécio. As marcas dos nomes dos dois candidatos também utilizam as outras cores da bandeira nacional, o branco e o azul. No segundo turno das eleições de 1989, Collor insistia em dizer que suas cores eram o verde e o amarelo, e não o vermelho, então muito utilizado pelo PT de Lula, seu adversário.





Um músico e arranjador que prefere não se identificar notou também semelhanças na trilha sonora das vinhetas. Ambas têm arranjos triunfantes, apresentam elementos comuns, como uso de teclados eletrônicos e as chamadas “viradas de bateria” entre algumas frases musicais. Segundo ele, o tom é o mesmo, dó maior, o que, afirma, é de mais fácil assimilação.

A campanha de Aécio afirmou que não iria comentar as semelhanças entre o material de campanha.

No O Dia


Nenhum comentário: