Programa do tucano no horário gratuito na TV imita modelo adotado na campanha que elegeu alagoano presidente
A vinheta utilizada em programas de televisão de Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, apresenta diversas semelhanças com a utilizada, em 1989, na campanha de Fernando Collor de Mello, que venceria a disputa pelo Palácio do Planalto.
No O Dia
Marcadores:
Aécio,
Collor,
Eleições 2014,
Horário Eleitoral
Também do Blog CONTEXTO LIVRE.
A vinheta utilizada em programas de televisão de Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, apresenta diversas semelhanças com a utilizada, em 1989, na campanha de Fernando Collor de Mello, que venceria a disputa pelo Palácio do Planalto.
As duas têm como base a utilização de elementos nas cores verde e
amarela que passeiam por diferentes cenários criados em computador. No
caso de Fernando Collor, uma barra amarela e outra verde deslizam sobre
trilhos de trem e passam por áreas rurais que exibem torres de
eletricidade e de telecomunicações.
Surgem também placas que indicam prioridades de seu programa de governo.
No fim do filme de 20 segundos, as duas barras são incorporadas ao nome
do candidato e formam as duas letras “l” de “Collor”.
A vinheta que tem sido utilizada nos programas de Aécio é um pouco
menor, dura 15 segundos. Nela, uma espécie de faixa verde e amarela
transpassa imagens de um rio amazônico e de cidades como Rio, Belo
Horizonte e Brasília.
Nas últimas imagens, as faixas entram em quadro separadas e formam a
letra “A” de Aécio. As marcas dos nomes dos dois candidatos também
utilizam as outras cores da bandeira nacional, o branco e o azul. No
segundo turno das eleições de 1989, Collor insistia em dizer que suas
cores eram o verde e o amarelo, e não o vermelho, então muito utilizado
pelo PT de Lula, seu adversário.
Um músico e arranjador que prefere não se identificar notou também
semelhanças na trilha sonora das vinhetas. Ambas têm arranjos
triunfantes, apresentam elementos comuns, como uso de teclados
eletrônicos e as chamadas “viradas de bateria” entre algumas frases
musicais. Segundo ele, o tom é o mesmo, dó maior, o que, afirma, é de
mais fácil assimilação.
A campanha de Aécio afirmou que não iria comentar as semelhanças entre o material de campanha.
No O Dia
Também do Blog CONTEXTO LIVRE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário