domingo, 23 de outubro de 2011

Argentinos vão às urnas em eleição que deve reeleger Cristina


Mais de 28,5 milhões de argentinos vão às urnas neste domingo (23) para votar nas eleições presidenciais que devem reeleger a presidente Cristina Kirchner. Segundo pesquisas de opinião, ela deve receber mais votos que todos os candidatos da oposição juntos, refletindo o quadro registrado nas eleições primárias de agosto. 
Naquela ocasião, ela obteve mais de 30% que os demais candidatos. Também concorrem à eleição Ricardo Alfonsín, do Udesco; Hermes Binner, da Frente Ampla Progressista (FAP) e Alberto Rodríguez Saá, do Compromisso Federal.

Neste domingo também acontecem eleições locais em nove províncias, entre elas a de Buenos Aires, o maior distrito eleitoral do país. A população também renova 130 das 257 cadeiras da Câmara e um terço dos 72 assentos do Senado.

Com poucas esperanças de vencer Cristina, a oposição tenta evitar uma possível derrota no Congresso Nacional. Atualmente, a oposição tem maioria na Câmara e o governo maioria no Senado.

Alfonsín pediu que os eleitores deem seu voto para que a oposição possa "controlar o governo no Congresso". "Se não formos eleitos para a Presidência, pelo menos devemos ser fortes no Congresso", afirmou.

Na mesma linha , o deputado da oposição Adrián Pérez, candidato a vice na chapa da Coalición Cívica (CC) disse que "devemos pelo menos trabalhar para evitar que o governo tenha maioria no Congresso".

Oposição fraca

Para o sociólogo Ricardo Sidicaro, da Universidade de Buenos Aires (UBA), Cristina vencerá porque os demais candidatos não souberam "ser alternativa" ao atual governo.

"O governo não apresentou projeto de longo prazo. Não mostrou ainda como resolverá questões como a inflação. Teve um estilo de confrontação (com alguns setores). Mas Cristina vai ganhar porque é melhor que os candidatos da oposição", opinou.

Para o analista político Rosendo Fraga, do Centro de Estudos Nova Maioria, se a oposição estivesse "unida e articulada", Cristina teria menor vantagem e talvez tivesse que disputar o segundo turno (previsto para novembro).

A crise da oposição se reflete na quantidade de candidaturas opositoras neste domingo - seis, no total. "E os dois principais candidatos da oposição, (Eduardo) Duhalde e (Ricardo) Alfonsín, devem registrar drástica queda nas urnas em relação a agosto", afirmou Fornoni.

Duhalde governou o país entre 2002 e 2003 e apoiou a eleição do ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007), marido e antecessor de Cristina que morreu há quase um ano. Alfonsín é filho do ex-presidente Raul Alfonsín (1983-1989).

"Cristina tinha 34% de aprovação quando Kirchner morreu. Mas não foi apenas por pena que subiu nas pesquisas. Os eleitores entenderam que ela soube administrar o país, mesmo sem resolver ainda a inflação", disse Mariel Fornoni.

No discurso de encerramento de sua campanha, a presidente disse: "Sem os meus filhos, Maximo e Florência, não teria sido possível (continuar)".

Para Fornoni, Cristina, ao contrário do marido, reduziu o nível de tensão com os opositores, diminuindo também a rejeição ao seu nome, principalmente entre as mulheres.”

Nenhum comentário: