O
que há por trás da forte oposição que os grandes conglomerados de
comunicação no Brasil fazem ao governo do Partido dos Trabalhadores
(Lula 2003 / 2010 e Dilma 2011 / 2014) é principalmente a questão do
interesse econômico, com pano de fundo ligado a visão elitista e
preconceituosa, que as famílias que controlam essas redes de TV, Rádio,
Jornais e Revistas, além da Internet, defendem.
A
tarefa de falsear a informação, manipular a notícia e assim desinformar
o povo brasileiro, filtrando o que será objeto de denúncia, dando
ênfase aos possíveis deslizes dos políticos e governantes que não seguem
a cartilha de destruir o serviço público e não estão de mãos dadas com
os “mercados”, é facilitada pelo MONOPÓLIO que exercem sobre todos os
tipos de veículos de comunicação de massa, e assim fecham as portas aos
jornalistas que não se vergam a imposição de manchetes fraudadas e ou
colunas partidarizadas.
Uma
centena de profissionais do jornalismo está em situação de esquecimento
e quase nenhuma visibilidade. A postura isenta, equilibrada e que
contribuiria certamente para a formação de uma opinião pública de base e
com cabedal suficiente para enxergar de fato o momento do Brasil e os
passos que o país precisa dar, avaliando sem adesismo ou sem oposição
sistemática e oportunista as decisões do governo, não encontra vez nos
grandes jornais impressos ou televisados. Os novos jornalistas que se
formam, já encontram um ”esquema” de oposição nas redações, controladas
por gente até talentosa, mas, infelizmente em sua maioria, com medo do
desemprego e do ostracismo, subjugados pela mão de ferro que o redator
chefe empresta para o patrão. O apoio dos “donos de jornal” ao fim da
exigência de DIPLOMA para o exercício do jornalismo, e a forte oposição a
criação de um CONSELHO para a profissão de jornalismo estão por trás
dessa tendência.
Não
fosse o heroísmo de alguns poucos que resistem ao massacre que os
monopólios praticam e as válvulas de escape da notícia e dos fatos que
chegam ao conhecimento público via redes ainda independentes ou
Internet, e a DITADURA DA INFORMAÇÃO estaria completamente estabelecida.
O
ódio que os tubarões da comunicação nutrem pelo ex-presidente Lula está
em parte, ligado a quebra de conceitos como o que fez possível um homem
de pouca instrução e quase nenhuma cultura formal se tornar o melhor
presidente do Brasil, reconhecido e assim avaliado interna e
externamente. Lula privilegiou as classes menos favorecidas e defendeu
os interesses nacionais no campo econômico e das relações
internacionais, diplomáticas e comerciais. Mas o fator determinante para
esse ódio, é que com Lula presidente, não foi possível a esses
conglomerados, avançar no controle imenso que já possuem
sobre a comunicação e informação. Lula ousou criticar a qualidade
péssima dos programas de televisão, chamou a atenção para as vias
paralelas de formação de opinião pública, denunciou a manipulação das
notícias e fortaleceu os meios de comunicação oficial, além de defender a
bandeira do marco regulatório das comunicações e difusão da internet
entre as camadas mais populares. Lula tomou ainda uma medida que foi a
gota d´água para as “famílias’ lhe odiarem, ele melhorou e ampliou a
base da distribuição da propaganda oficial paga aos veículos de
comunicação.
A
recente campanha que os meios de comunicação colocaram em prática
contra o Ministro Paulo Bernardo, tentando criar fatos que
inviabilizassem sua permanência no Ministério das Comunicações, está
ligada ao interesse contrariado pela Lei de Banda Larga e outras medidas
que já estão sendo postas em prática e em futuro breve, vai tirar
desses conglomerados parte do domínio que possuem. Eles estão apavorados
e inconformados.
A
esperança de reverter essa situação morreu com a vitória de Dilma
Rousseff. Na Campanha Presidencial de 2010, os veículos de comunicação
jogaram um jogo sujo e pesado, na tentativa de eleger José Serra
presidente. Perderam, e agora estão já em campanha para impedir que a
presidente Dilma seja reeleita, ou que Lula tente ser novamente eleito
em 2014.
Para
isso já estão trabalhando, e, por conta disso se uniram num pacto que
visa “SANGRAR O GOVERNO DILMA” por quatro anos seguidos. As diretrizes
da forma de ação em conjunto foram traçadas numa reunião que aconteceu
ainda nos primeiros dias do mandato do atual governo, e reuniu cinco
representantes de “famílias que possuem as mais fortes redes de
comunicação no Brasil”.
O
que eles estão fazendo, e o que eles vão fazer para “sangrar” o atual
governo e derrotar as chances do PT com Dilma ou Lula continuar no
poder, você vai ler aqui em vários artigos que serão publicados ao longo
da próxima semana.
Agradecimento:
Ao
007BONDeblog pelo apoio ao divulgar a presente matéria, e a todos que
nos acompanharem nessa jornada por uma informação e imprensa
verdadeiramente livre.
2 comentários:
Companheiro, muito boa a matéria e estamos participando também da divulgação, no Blog do Junior Pentecoste.
Boa sorte a abraço
Junior,
Esta matéria é do Blog Diário Não Oficial, "diarionaooficial.blogspot.com", que conheci hoje, rebloguei a matéria mas tive problema para colocar o nome da fonte e fazer o link, mas o Blog está em meus favoritos e deixei um comentário no blog dele informando o problema.
Realmente uma excelente matéria e o Blog Diário já começou muito bem.
Abraços,
Saraiva
Postar um comentário