sábado, 1 de outubro de 2011

Torcedores organizam marchas por todo o Brasil para protestar contra Ricardo Teixeira

Cartola será alvo de manifestações nas principais capitais do país no sábado e no domingo

Jefferson Bernardes/Gazeta Press
Ricardo Teixeira já foi alvo de protestos de torcedores até em jogos do Campeonato Brasileiro

O presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa de 2014), Ricardo Teixeira, será alvo de protestos em diversas capitais brasileiras e até na cidade de Coimbra, em Portugal neste sábado (1º) e domingo (2). A FNT (Frente Nacional dos Torcedores) organizou marchas para pedir a saída do cartola do comando da entidade máxima do futebol brasileiro e do comitê responsável pela realização do Mundial no país, daqui a menos de três anos.

Há 23 anos à frente da CBF, Teixeira teve o nome envolvido em sérias acusações no Brasil e no exterior. Entre outras suspeitas, o cartola estaria envolvido com lavagem de dinheiro e evasão fiscal. Em 2008, ele teria recebido cerca de R$ 9 milhões, via outra empresa, a Ailanto, para promover o amistoso entre Brasil e Portugal, realizado no Gama (DF). Além disso, a Polícia Federal irá investigar se o presidente da CBF trouxe dinheiro ilegalmente para o país. O procurador da República Marcelo Freire enviará ao órgão nos proximos dias um pedido de investigação formal contra o cartola.

Em entrevista ao R7, o presidente da FNT, João Marques, diz que o movimento contra Teixeira busca conscientizar a população brasileira de que é possível sim tirar o cartola do poder. Para Marques, um homem que está na mira dos principais órgãos de Justiça do país não pode ser o responsável por administrar os recursos públicos que serão movimentados para a Copa do Mundo.

- Nós acreditamos que seja concreta a possibilidade da queda do Ricardo Teixeira. Sabemos que há essa possibilidade, principalmente da saída dele da presidência do Comitê Organizador Local da Copa, até porque o COL está gerindo recursos públicos. Uma pessoa que está sendo investigada por várias irregularidades pelo Ministério Público Federal não é a mais indicada para administrar os recursos públicos, ainda mais pelo tamanho desses recursos.

No sábado haverá marchas em Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Belém, Brasília, Manaus, e Coimbra, em Portugal. No domingo é a vez de São Paulo ser o palco do movimento, que começará no Vão do Masp, na avenida Paulista. A organização acredita que o maior volume de manifestantes estará justamente na capital paulista.

Esta não é a primeira vez que o cartola é alvo de protestos de torcedores. Em 28 de agosto, na rodada de clássicos do Campeonato Brasileiro, torcedores dos principais times da Série A distribuíram panfletos e levaram faixas e cartazes pedindo a saída do cartola do comando da entidade máxima do futebol nacional. Todos os clássicos realizados às 16h contaram com manifestações pacíficas contra o dirigente. A Conatorg (Confederação Nacional das Torcidas Organizadas) imprimiu 120 mil panfletos com o título “Copa do Mundo no Brasil com Prestação de Contas e sem Ricardo Teixeira”.

Cerca de 20 dias antes, torcedores já haviam organizado, por meio de redes sociais, um protesto pacífico contra o dirigente, no Vão do Masp, em São Paulo. O movimento foi realizado pela Frente Nacional dos Torcedores, a Associação dos Torcedores Paulistas e pela Frente do Dia do Basta. O objetivo das três entidades é o mesmo: defender mais ética no comando do futebol nacional e protestar contra a corrupção nas obras para a Copa do Mundo de 2014.

Para as marchas em todo o Brasil neste fim de semana, João Marques afirma que estão convidados todos os interessados em modificar o jeito como o futebol brasileiro é administrado. Os torcedores protestarão também contra os horários de jogos e o preço altíssimo dos ingressos.

- A marcha contra o Ricardo Teixeira é uma manifestação pública de desagrado a ele. Quem chegar é bem vindo. Eu renovo a esperança: há sim mecanismos de mudança no futebol brasileiro, há sim mecanismos para derrubar o Ricardo Teixeira e outros cartolas que estão dirigindo de forma ditatorial o futebol brasileiro. Um dos fatos que mais deixa os torcedores aflitos é a questão do horário dos jogos. Além disso, o preço dos ingressos também preocupa. Estão absurdamente caros, ninguém pensa mais no povo.


0 comentários

Do Blog TERRA BRASILIS.

Nenhum comentário: