O candidato do PSDB a prefeito
de São Paulo, José Serra, vai usar depoimento do ex-presidente Fernando
Henrique Cardoso na propaganda eleitoral no rádio e na TV, aumentar o
número de cabos eleitorais na rua e reforçar a estratégia de colar sua
imagem à do governador Geraldo Alckmin. Por enquanto, o prefeito
Gilberto Kassab (PSD) manterá aparições discretas nos programas.
As ações, definidas pela
coordenação da campanha, são uma tentativa de estancar a queda nas
pesquisas e fortalecer o tucano no centro expandido, onde a campanha
identificou um avanço na intenção de votos do candidato do PRB, Celso
Russomanno.As informações são da Folha
A declaração de apoio de FHC é
parte da estratégia para minar o avanço de Russomanno e impulsionar
Serra em redutos antipetistas.
Ela ocorre no momento em que a
presidente Dilma Rousseff prepara a entrada na campanha de Fernando
Haddad (PT), com quem Serra divide tecnicamente o segundo lugar nas
pesquisas.
FHC gravou ontem à noite três
modelos de declaração. Um deles deve ir ao ar na sexta-feira. No começo
da semana, ele foi sondado por telefone por José Henrique Reis Lobo,
ex-presidente do PSDB municipal, sobre a disponibilidade para gravar.
O objetivo de colocar FHC é
falar diretamente com o eleitor antipetista que, agora, flerta com
Russomanno. Em 2010, Serra foi criticado por setores do PSDB por não ter
defendido o legado de FHC. Numa situação inversa à atual, a equipe de
marketing daquela campanha queria melhorar o desempenho de Serra no
eleitorado que estava satisfeito com a gestão do ex-presidente Lula, mas
não com o anterior.
Ontem, Alckmin também gravou
nova declaração de apoio a Serra. A campanha quer intensificar a
dobradinha para absorver parte da popularidade do governador.
Alckmin ainda deve protagonizar um evento no comitê da campanha na segunda-feira para estimular a militância do partido.
Já Kassab, cuja gestão é
considerada ruim ou péssima por 48% dos eleitores, segundo o Datafolha,
foi avisado de que aparecerá pouco na televisão.
Ataques.
O PSDB vê hoje Russomanno como
maior adversário para chegar ao segundo turno. Datafolha divulgado ontem
deu 35% das intenções de voto para o candidato do PRB, ante 21% de
Serra e 16% de Haddad. A equipe já estuda atacar Russomanno na TV. Os
tucanos planejam exibir reproduções de reportagens publicadas em jornais
que mostram supostas irregularidades da carreira política e empresarial
do candidato.
Serra perde 4 minutos em spots
A Justiça Eleitoral impôs ontem à
campanha de José Serra (PSDB) a perda de 4 minutos em inserções de TV
que seriam veiculadas hoje. A medida é uma punição a uma propaganda
tucana de 15 segundos, veiculada 16 vezes, que afirmava que a proposta
do candidato do PT, Fernando Haddad, de criar um Bilhete Único Mensal
"não tem pé nem cabeça".
A peça já havia sido suspensa
liminarmente pela Justiça no domingo. Segundo o juiz Manoel Luiz
Ribeiro, a inserção ridicularizava o candidato oponente. A campanha de
Serra recorrerá da decisão
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