domingo, 30 de junho de 2013

Quem protesta no exterior?


Na esteira da coluna do Rui Martins, vou postar aqui alguns números que parecem indicar que os perdedores de 2010  estão se aproveitando do momento histórico por que passa o nosso país para transformarem em política partidária as manifestações que ocorrem no Brasil.
Além da comunidade brasileira na Suiça,  citada pelo Rui, vários outros grupos de brasileiros no exterior têm se mobilizado em manifestações que, dizem, são basicamente, contra a corrupção em nosso país.
Nada contra o direito de se manifestar, mas cabe perguntar: quem são e por que protestam os brasileiros no exterior?
Particularmente, em Miami e arredores, onde vive uma imensa comunidade brasileira – fala-se em até 200 mil pessoas -, um pequeno grupo de brasileiros promoveu um protesto há alguns dias em Downtown.  Vestidos de verde e amarelo, lá estavam, ruidosos e alegres brazucas que, ao som de uma animada batucada,  chamavam a atenção dos gringos encantados com nossos costumes exóticos. Parecia mais um bloco carnavalesco do que manifestantes “indignados” com a corrupção em seu país.
Também, pudera, pelo que se viu nas fotos do encontro eram todos brasileiros bem empregados e bem alimentados, com seus produtos de marca e seus carrões.   De qualquer maneira, seus promotores consideraram o evento um sucesso – 400 pessoas - e prometem “parar Miami” nesta segunda-feira em novo e animado protesto, ao ritmo da nossa tradicional batucada.
Na verdade, respeitado o direito de se manifestar, é injusto falar-se em “comunidade”  brasileira em Miami. A real comunidade brasileira é formada por milhares de trabalhadores que pegam no pesado para sobreviver, a maioria deles em situação irregular perante a Imigração. Duvido que lá estivesse algum desses nossos patrícios. Os que protestavam lá na semana passada,  e estarão nesta segunda em outro encontro,  formam a elite brasileira na Flórida.
O tal “protesto” da semana passada se transformou, segundo pessoa que pediu para não se identificar, em pregação em favor da derrubada da presidente Dilma. Uma rápida pesquisa na internet veio confirmar o que imaginávamos: os perdedores de 2010 estão pegando carona no grito das ruas no Brasil para fazer partidarismo político.  Educação, saúde, trânsito e segurança no Brasil é o que menos importa para as elites de Miami, o que elas querem mesmo é a saída de Dilma.
Vale lembrar aos que estão engrossando essas  manifestações que a “comunidade” brasileira de Miami votou maciçamente no candidato tucano José Serra.  Dilma conseguiu a “proeza” de ficar em terceiro, atrás até de Marina. Veja os números, segundo pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral: Serra teve 59% dos votos, Marina 25% e Dilma 15%.
Ficou fácil agora entender a motivação das manifestações em Miami.  A turma que perdeu nas urnas quer agora ganhar no tapetão. E o pior: pegando carona em um dos mais belos movimentos da juventude brasileira de que se tem notícia.

Do Blog DIRETO DA REDAÇÃO, por e-mail enviado pela Amiga Ana Virgílio.

Nenhum comentário: