domingo, 30 de junho de 2013

"Golpe". Assim Veja classifica o plebiscito

Do Brasil 247 - 29 de Junho de 2013 às 08:51 

 

:

No editorial desta semana, a revista semanal da Editora Abril toma posição e afirma que o povo não está preparado para decidir sobre temas complicados, como a reforma política; "não se faz plebiscito para jogar nos ombros das pessoas o peso de decisões sobre o funcionamento de coisas complexas", diz o texto de Eurípedes Alcântara; ou seja: o povo é bom para protestar (especialmente contra o PT), mas não para decidir


247 - Na lógica da revista Veja, o povo serve para protestar (especialmente se for contra o PT), mas não para decidir. É o que fica claro no editorial desta semana da publicação da Abril, chamado "Plebiscito é golpe".

De autoria do diretor de redação Eurípedes Alcântara, o texto é uma clara demonstração de elitismo conservador. "Não se faz plebiscito para jogar nos ombros das pessoas o peso de decisões sobre o funcionamento de coisas complexas. As pessoas não podem ser obrigadas a decidir exatamente como as instituições devem funcionar", diz o editorial.

Numa clara demonstração de ignorância, má-fé ou ambos, o editorial diz que os brasileiros foram às ruas para exigir a "reforma dos políticos, não uma reforma política". Ocorre que Eurípedes não é desinformado a ponto de desconhecer que são as instituições que fazem os homens. Por isso mesmo, o debate mais avançado em ciência política diz respeito ao melhor desenho institucional para as sociedades – uma vez que até pessoas de boa fé, num sistema corrompido, excessivamente dependente do capital privado, também se corrompem se for essa a lógica para se eleger e se manter no poder.

O plebiscito, ao discutir temas como o financiamento público de campanha, pode chegar à raiz do problema, mas o fato é que, na lógica de Veja, não faz sentido qualquer mudança. O que parece interessar é a permanência de um sistema viciado onde, a cada governo, os mesmos escândalos se repitam.
.

Um comentário:

RCIL disse...

Sr. Saraiva,
Achei interessante seu ponto-de-vista perante o editorial da revista Veja desta semana, o qual li agora há pouco.
Por outro lado, assim como o editorial afirmou, eu tive a nítida impressão de que esse tema do plebiscito foi implantado neste momento para tirar o foco da situação (protestos e economia em baixa).