sábado, 29 de junho de 2013

Encheu o saco!


Por motivo de força maior, fui obrigada a ficar uns dias de molho, uma bobagem, já estou bem, recuperada. Então li notícias no laptop, e assisti os jornais da Globo News. Impressionante as manifestações ocorrendo de forma violenta, com mortes, feridos, com provações aos policiais, depredação do patrimônio público e privado e a jornalista Leilane Neubarth, achando tudo lindo, pacífico, falando em democracia, vontade popular. População e não era uma minoria, jogando rojão, bombas, pedras  nas polícias, e as polícias se defendo jogando bomba de efeito moral, tentando afastar os vândalos dos prédios públicos, correria e a jornalista e os jornalistas que faziam a cobertura, falando que tudo estava ocorrendo em paz, na mais perfeita ordem.  Em BH , RJ, SP, e em outras localidades vi carros, ônibus, sendo depredados, queimados, vi lojas sendo saqueadas, depredadas, comerciantes apavorados fechando as portas. Cenas horríveis, e os jornalistas falando em pequenos grupos, quando vi que eram centenas  vândalos.

Que manifestação pacifica é essa que impede as pessoas  de transitar por ruas, rodovias, aeroportos, impede as pessoas de ir e vir? Sim eles tem o direito de se manifestar, de reivindicar, sem prejudicar toda uma população, sem depredar o patrimônio público, privado. Gente sem nenhum respeito pelo país, sem nenhum respeito a bandeira brasileira, gente com mascaras, com camisetas no rosto, barbarizando. Quem vai  a uma manifestação pacífica, não leva martelo, barras de ferros, armas  de fogo, arma branca, bombas caseiras, rojão para exclusivamente barbarizar, destruir. Vi faixas de uns abestalhados, pedindo a volta dos militares, da ditadura. As faixas deveriam trazer a frase, “Desculpe o transtorno estamos destruindo o Brasil” com um grande incentivo da mídia.

Estaria vendo erroneamente, ou  essas manifestações ocorreram após  o boato do fim do bolsa família  que não gerou  uma grande revolta popular contra o governo? Furou o boato, então agiram de outra forma para tomar o poder?  Aguardem 2014 está próximo, haverá eleições e democraticamente nas urnas votem, e com o voto elejam seus candidatos que acharem melhor.

Porque agora, no momento que o mundo está com olhos voltado para o Brasil, na realização da Copa das Confederações  essa gente sai em protesto contra as reformas dos estádios?  Porque não fizeram isso antes, agora  milhões  já foram gastos, os estádios estão prontos, vão querer demolir?  Porque não se manifestaram quando o Brasil  foi escolhido para sediar a Copa, as Olimpíadas 2016? Porque não foram a ruas falar que não queriam antes das reformas necessárias para esses eventos? Acham que houve corrupção, com governos e empreiteiras, peçam  investigações, CPI, MP, TCU,PF  é para isso que existem essas instituições, investigar, apurar e punir. Se houve corrupção, superfaturamento, que o dinheiro seja devolvido aos cofres públicos, como foi devolvido para a prefeitura de SP o dinheiro que o Maluf roubou.

Mas impedir  a população o torcedor,  os turistas,  com atos de terrorismo, vandalismo, de ir aos estádios e assistir aos jogos isso é inadmissível. Vocês não me representam, vocês não representam a grande maioria do povo brasileiro que está ordeiramente trabalhando, estudando, crescendo, e esses sim  estão transformando o Brasil em um país muito melhor. E para finalizar eu e milhões de brasileiros, estamos de saco cheio dessas manifestações  que estão  barbarizando e atrapalhando a vida do país. 

Jussara Seixas [Editora do Terra Brasilis - São Paulo]

Nenhum comentário: