sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Globo e Ricardo Teixeira perdem o sono: Blatter quer quebrar sigilo dos subornos

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou nos bastidores paraTVs da Inglaterra que pensa em tornar público o caso judicial que trata do julgamento de propinas pagas a cartolas ligadas à Fifa, entre eles Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

A investigação foi deflagrada em 2001, a partir do pagamento pela TV Globo do sinal de U$ 60 milhões pelos direitos de transmissão da Copa-2002. A empresa ISL que representava a FIFA nestas negociações, havia desviado esse dinheiro para o paraíso fiscal de Liechtenstein (confira aqui).

Neste paraíso fiscal, Ricardo Teixeira teria recebido cerca de US$ 9,5 milhões por meio de uma empresa de fachada chamada Sanud, segundo reportagens investigativas da TV BBC britânica e TV Record.

Na segunda-feira, a Polícia Federal confirmou a abertura de um novo inquérito sobre estas transações envolvendo Teixeira.

Clima tenso

Na cerimônia da FIFA desta quinta-feira, que anunciou os calendários da Copa do Mundo de 2014 e também da Copa das Confederações, em Zurique, na Suíça, o clima era pesado entre Blatter e Teixeira. (Com informações da BBC Brasil).

Leia também:
Plim-Plim! PF abre inquérito contra Ricardo Teixeira. Assunto: suborno pelos direitos de TV na Copa.

Nenhum comentário: