Sob nova direção, o Grupo Abril
começou às 16h00 da sexta-feira 7 o mais profundo processo de corte de
pessoal, extinção de títulos e enxugamento de custos de sua história;
as demissões começaram pelo meio da pirâmide de produção, entre os
diretores de núcleos; foi dispensado, entre outros, o diretor Claudio
Ferreira, responsável durante os últimos anos pela área comercial da
revista Veja; presidente Giancarlo Civita não esperou nem a missa de
sétimo dia de Roberto Civita para executar as medidas que seu pai se
recusava a tomar
Antes mesmo de ser rezada a missa de sétimo dia pela morte de Roberto
Civita, que presidiu o Grupo Abril, a empresa iniciou, às 16 horas desta
sexta-feira 7, talvez o maior e mais duro corte de funcionários,
extinção de títulos e enxugamento de despesas de sua história, informa o
Portal Imprensa. Sob a presidência de Giancarlo Civita, as medidas
duras que seu pai não queria tomar começaram a ser executadas em relação
a uma série de diretores de núcleos da organização, entre eles Claudio
Ferreira, responsável por vários anos pela área comercial da revista
Veja.
Dos 52 títulos de revistas da Abril, pelo menos 10 deverão ser extintos.
O processo de cortes deve prosseguir na próxima semana. Rumores dão
conta da necessidade de redução de R$ 100 milhões em despesas anuais, o
que implicaria numa redução de cerca de 10% do quadro funcional. Isso
representaria cerca de mil demissões.
No início da noite desta sexta-feira, o Grupo Abril anunciou a
reestruturação administrativa, que inclui a demissão de pelo menos 7
executivos da companhia, citando a "busca de melhores resultados".
Segundo a Abril, a nova estrutura representa uma evolução dos esforços
da empresa para "manter-se líder no setor brasileiro de mídia impressa e
ampliar sua relevância no mundo de conteúdos digitais".
"Racionalização dos recursos"
"O desenho da nova estrutura apresenta como principal movimento a
reorganização e o reagrupamento das Unidades de Negócios que estavam
anteriormente sob o chapéu da Abril Mídia e que agora passam ao comando
direto do presidente-executivo da Abril S.A., Fábio Colletti Barbosa",
diz a empresa em comunicado.
"A concepção do novo desenho teve como premissas fundamentais o
fortalecimento do jornalismo de qualidade; a valorização das marcas para
consolidar a entrada em novos negócios; o equilíbrio entre produção e
distribuição de conteúdo impresso e digital; uma maior autonomia das
unidades de negócios; a diminuição de distâncias hierárquicas para dar
mais velocidade às decisões e aos processos internos e, assim, aumentar a
conexão com as comunidades de leitores, internautas e usuários; e, por
fim, a manutenção do foco na racionalização dos recursos", segue a nota.
Deixam a empresa Alfredo Ogawa, diretor de Serviços Editoriais da Abril
Mídia (26 anos de Abril), Brenda Fucuta, diretora Superintendente da
extinta UN Segmentada I (22 anos de empresa), Claudio Ferreira, diretor
Comercial de Administração da Unidade de Negócios Veja. Também foram
anunciadas as saídas de Daniel Gomes, diretor de Planejamento
Estratégico e Novos Negócios, Kaike Nanne, diretor do Núcleo
Comportamento, Márcia Neder, diretora do Núcleo Moda e Beleza (34 anos
na Abril) e Paula Traldi, diretora de Recursos Humanos da ex-Abril
Mídia.
Abaixo, reportagem a respeito publicada pelo Portal Imprensa:
Editora Abril demite Diretores de Núcleo; até dez títulos podem ser fechados
Após semanas de boatos e informações
prevendo uma demissão em massa no Grupo Abril, a empresa iniciou, na
tarde desta sexta (7/6), um processo de reestruturação que envolve
desligamentos e fechamento de títulos.
Segundo IMPRENSA apurou, os cortes começaram pelos diretores de núcleo que passaram a ser chamados por volta de 16h.
Entre os demitidos estão Alfredo Ogawa, diretor de serviços editoriais
da Abril Mídia; Brenda Fucuta, diretora superintendente da extinta UN
Segmentada I; Claudio Ferreira, diretor comercial de administração da
Unidade de Negócios Veja; Daniel Gomes, diretor de planejamento
Estratégico e Novos Negócios; Kaike Nanne, diretor do Núcleo
Comportamento; Márcia Neder, diretora do Núcleo Moda e Beleza e Paula
Traldi, diretora de Recursos Humanos da ex-Abril Mídia.
Está prevista para a próxima semana a divulgação de quais revistas serão
descontinuadas e o quanto esses cancelamentos afetarão o quadro de
funcionários. Fala-se na redução de até mil vagas.
IMPRENSA contatou a assessoria de imprensa do Grupo Abril e aguarda pronunciamento oficial da empresa sobre os cortes.
Reestruturação do grupo
Com as mudanças, o Grupo Abril passa a ter uma nova estrutura e a junção
das unidades de negócios que estavam ligadas à Abril Mídia. Elas serão
cinco: Unidade de Negócios Veja, UN Exame, UN Abril Segmentadas, UN
Negócios Digitais e UN de Negócios de Assinaturas.
A UN Veja será comandada por Thais Chedes Soares que acumula o cargo de
diretora geral de publicidade; a UN Exame será comandada por Claudia
Vassallo; a UN Abril Segmentadas será dirigida por Helena Bagnoli no
comando geral e Claudia Giudice como diretora superintendente.
Já a UN de Novos Negócios Digitais terá Manoel Lemos como titular e
reúne as operações Alphabase, iba, Elemidia, E-commerce e um Fundo de
Investimento em Empresas de Tecnologia. A UN de Negócios de assinatura
continua sob a liderança de Fernando Costa.
Foi criada uma assessoria editorial à presidência que será ocupada por
Edla Müller que seguirá com o trabalho realizado por Thomas Souto
Corrêa. Também foi criada uma vice-presidência de operações e gestão que
será comandada por Marcelo Bonini.
Resultados positivos
A reestruturação da companhia acontece dois meses depois do anúncio da
divulgação de receita líquida de R$ 2,98 bilhões, alcançados em 2012. Já
a receita publicitária da empresa foi de R$ 1,03 bilhão no período.
Giancarlo Civita, que à época da divulgação dos resultados estava no
cargo de vice-presidente do Conselho de Administração da companhia,
destacou que "mesmo em ano de cenário econômico complicado mantivemos
firme a missão de difundir cultura, educação e entretenimento".
A parte digital da empresa também apresentou números satisfatórios. Os
sites da Abril atingiram 59 milhões de internautas no ano passado. O
Exame.com teve crescimento de 86% e chegou a 53 milhões de pageviews. Em
2012, a Abril S.A. ainda comprou a participação dos minoritários na
Elemidia e passou a ter 100% do negócio.
Recentemente, a empresa fez vários investimentos e aquisições por meio
da Abril Educação que já conta com marcas como Ática e Scipione, Anglo,
Ser, Maxi, pH e GEO, os sistemas Anglo Vestibulares e o Curso e Colégio
pH.
No 247
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