quarta-feira, 19 de junho de 2013

As manifestações contra a Copa do Mundo e das Confederações

O belo estádio do Castelão em Fortaleza
O belo estádio do Castelão em Fortaleza
Sim, eu gosto de futebol. Sou corinthiano, vejo os jogos pela TV e nos estádios, quando possível.
Defendo a realização da Copa do Mundo, da Copa das Confederações e dos Jogos Olímpicos no Brasil.
Defendo estádios públicos bonitos e de qualidade.
É claro que houve exageros com a construção ou reforma de estádios em algumas cidades sem tradição e dinheiro público em estádios privados sem contraprestação para o interesse público.
Mas os estádios serão pontos turísticos nas cidades após a Copa.
A infraestrutura viária está sendo aprimorada nas cidades da Copa.
Empregos foram criados por causa da Copa.
O povo sem muito dinheiro não poderá assistir os jogos das Copas? Depois vão poder assistir seus times em estádios melhores.
Há suspeita de superfaturamento nas licitações e contratações de empreiteiras? Já havia avisado desse perigo em decorrência do RDC – Regime Diferenciado de Contratações.
Não apenas os estádios são construídos com essas suspeitas, mas todas as obras e contratações públicas. É comum que empresas privadas corrompam a Administração Pública para benefícios privados.
Crimes cometidos contra o patrimônio público devem ser combatidos. Mas eles existem também em contratos nas áreas da saúde, educação, cultura, segurança, etc.
A discussão deve ser mais ampla.
Outra questão grave é a Administração Pública entregar estádios novinhos ou reformados para empresas públicas fazerem a gestão, por meio de licitações também bastante questionáveis.
Viva aos grandes eventos esportivos no Brasil! Mas com a população e órgãos de controle de olho contra atuações criminosas.

Nenhum comentário: