quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dilma se reúne com presidentes de partidos da base aliada do governo para debater proposta de reforma política

atualizado às 13h06

Aliado, PP sugere referendo em vez de plebiscito e cogita fim de reeleição

Dilma recebe membros da base aliada para discutir reforma política Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr
Dilma recebe membros da base aliada para discutir reforma política
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr
  • Diogo Alcântara
    Direto de Brasília
O PP, um dos partidos que integram a base de sustentação do governo, vai sugerir à presidente Dilma Rousseff que seja realizado um referendo - e não plebiscito - como forma de consulta à população para reforma política. A diferença básica entre os dois métodos é que no plebiscito é a população que decide uma lei em última instância, enquanto no referendo o Congresso aprova a proposta, cabendo à população apenas ratificar se concorda ou não.

A legenda defende oito pontos essenciais na sugestão de reforma política. A mais polêmica é a possibilidade da extinção da reeleição no País e a mudança do mandato de 4 para 5 anos. Os outros pontos tratam de voto distrital, voto em lista, financiamento eleitoral, coligação partidária, obrigatoriedade do voto, coincidência das eleições municipais com as estaduais e federal e candidatura sem filiação a partido político.

Ontem, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que vem atuando como porta-voz do governo no debate dos pactos anunciados por Dilma, afirmou que o governo descartava a possibilidade de referendo. O governo tem pressa na convocação da consulta popular e quer que novas regras já valham no pleito do ano que vem.

Portal do Terra.com.br

Nenhum comentário: