quinta-feira, 13 de junho de 2013

Lula: 'Houve uma revolução nesse país na periferia das cidades nos últimos 10 anos'

O presidente Lula participou do 3º Fórum de Autoridades Locais de Periferia (Falp), que reúne prefeitos de regiões metropolitanas de 30 países com o tema “Direitos e Democracia para Metrópoles Solidárias e Sustentáveis”.

Ele disse, lembrando a elevação social das famílias de baixa renda:

“Houve uma revolução nesse país na periferia das cidades nos últimos 10 anos. Temos que recuperar a auto-estima das periferias das nossas cidades (...) Um dos ‘males’ que o PT causou neste país foi que, agora, mesmo os prefeitos de direita são obrigados a ter o PT como paradigma de políticas públicas (...) que bom que seja assim. Que a esquerda faça a direita evoluir”.

Ele disse que, depois da campanha de 1989, fez as viagens das Caravanas da Cidadania para conhecer de perto a realidade das cidades do Brasil. Quando chegou ao governo, criou o Ministério da Cidades e outras instituições para facilitar a relação com os prefeitos. “Nós criamos no Palácio do Planalto uma sala para receber prefeitos e um departamento da Caixa Econômica Federal em cada capital também para receber prefeitos e ajudar a elaborar projetos”. Daí surgiram programas do governo feitos em parceria com os prefeitos, como o Minha casa, minha vida, e os Pontos de cultura.

O Fórum foi na cidade de Canoas (RS), e teve representantes vindos do México, Canadá, Moçambique, Angola e Senegal. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, ambos do PT, também estavam no evento. O áudio do discurso está aqui.
O Falp
Em sua terceira edição, pela primeira vez fora do continente Europeu, o Fórum de Autoridades Locais de Periferia (Falp) foi idealizado no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em 2001, para dar voz às periferias populares em uma rede de  intercâmbio internacional.
Em encontro com catadores, Lula defende ampliação de coleta seletiva até 2014
Depois, Lula participou do Encontro Estadual de Catadores do Rio Grande do Sul, ao lado do governador Tarso Genro (PT) e do prefeito de Canoas Jairo Jorge (PT).
Lula pediu que os catadores “plastificassem” a lei que estabelece a política nacional de resíduos sólidos. Essa lei determina o fechamento dos lixões e estabelece a coleta seletiva em todos os municípios até 2014.
Ele apoiou também a reivindicação dos catadores para que as prefeituras deixem de incinerar o lixo e passe a encaminhá-lo a cooperativas de catadores. O discurso pode ser ouvido aqui.

Nenhum comentário: